sábado, 23 novembro
Reprodução

Como coordenador da Frente Parlamentar das Mini e Microgeração de Energia da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Zé Nunes (PT), tratou da revisão da Resolução 482 da Aneel, em reunião realizada nesta quinta-feira (26), com o diretor da agência, Rodrigo Limp, em Brasília. Diante da transição energética e da adoção do sistema de descentralização da geração de energia, ele avalia que a revisão da Resolução deva ser postergada ou deva ser utilizado o modelo de menor impacto possível, que permita o crescimento continuado deste mercado. Zé Nunes protocolou documento solicitando cautela à Aneel no que diz respeito às alterações na Resolução 482. “Não podemos permitir um retrocesso neste setor”, defendeu.

“Pleiteamos que uma das audiências públicas para a fase final de discussão da alteração da Resolução seja realizada no Rio Grande do Sul. O Estado tem avançado muito na produção de energia distribuída na área solar, ocupando a segunda colocação, perdendo apenas para Minas Gerais, em relação à quantidade de empreendimentos nessa área, e assim, aprofundaríamos a discussão das mudanças pretendidas”, explicou o parlamentar.

Também foi discutido o processo da geração distribuída envolvendo o biogás. Segundo ele o objetivo é realizar reunião de trabalho para avançar na tecnologia e no regramento, visando um melhor aproveitamento no formato de geração distribuída do biogás.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

Compartilhe