O deputado Pepe Vargas representou a bancada do PT no Grande Expediente desta quarta-feira (25), que teve como tema “O voluntariado da Oktoberfest de Igrejinha/RS: um exemplo de sucesso, espírito comunitário e solidariedade”. No espaço regimental, Pepe destacou a importância da festa para o município e para a região do Vale do Paranhana.
No tempo regimental, Pepe cumprimentou o deputado proponente do Grande Expediente, o deputado Dalciso Oliveira (PSB) pela iniciativa e pela aprovação do projeto de lei 338/2019, que instituiu a cidade de Igrejinha como capital estadual do voluntariado. Para o parlamentar petista a Oktoberfest de Igrejinha, a exemplo de outras, cultua as tradições germânicas, mas tem uma característica peculiar que merece o reconhecimento da população gaúcha. “Primeiro por ser organizada de forma voluntária, e aliás, o estado tem tradição de festas organizaras pelo voluntariado e são as festas mais genuínas e que dão mais certo. Em segundo lugar, porque além de ser organizada voluntariamente, tem esse componente solidário em que a receita da arrecadação da festa é revertida para entidades da comunidade das mais variadas áreas como saúde, da assistência social e da educação”.
A Oktoberfest de Igrejinha é um festival das tradições germânicas que segue o modelo da original de Munique (Alemanha). Criada em 1988, a Oktoberfest de Igrejinha é hoje o principal atrativo turístico do município. Desde a criação da festa, a comunidade local uniu forças para organizá-la. O voluntariado permitiu que o lucro da festa fosse sempre destinado para entidades filantrópicas de todo o estado, sendo que nas últimas edições foram distribuídos mais de R$ 1 milhão de Reais por ano. Por tudo isso a Oktoberfest de Igrejinha é considerada a maior festa comunitária do Brasil.
Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)