sexta-feira, 22 novembro
Foto Joaquim Moura

O deputado Pepe Vargas representou a bancada do PT no Grande Expediente da Assembleia Legislativa desta terça-feira (17). Proposto pela deputada Fran Somensi (PRB), o espaço foi utilizado par abordar o tema “Caminhos de Caravaggio – Um novo roteiro para o turismo Gaúcho”. Inspirado nos Caminhos de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha, o roteiro visa unir os santuários de Caravaggio de Canela e Farroupilha passando por estradas, rodovias, pontes e rios que cortam zonas rurais e urbanas também nos municípios de Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul.

Pepe parabenizou a deputada, por ser proponente do Grande Expediente, mas também por ser coautora do projeto de lei 292/2019, apresentado pelo deputado Carlos Burigo (MDB), mas subscrito por ela e pelo deputado Elton Webber (PSB). Para o deputado, o projeto que institui o Caminhos de Caravaggio, vem para consolidar na legislação uma realidade. “Merece parabéns a ideia de ligar o sentimento de religiosidade de uma romaria já constituída ao turismo religioso, ligando cinco municípios da Serra, pois já temos várias agências vocacionadas ao turismo religioso, mas via de regra elas são emissoras e levam turistas para outros lugares do Brasil e do mundo, mas temos festas religiosas que podem se constituir um importante atrativo de turismo religioso aqui no estado e o roteiro de Caravaggio vem neste sentido”, afirmou.

Protocolado na Assembleia Legislativa, no mês de junho, o projeto de lei que institui o roteiro tem por objetivo fomentar o turismo na região da Serra. Com cerca de 200 quilômetros de extensão, o roteiro já possibilita aos visitantes o contato com uma série de atrativos turísticos. Entre eles, mais de 20 igrejas e capelas distribuídas ao longo do caminho.

Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)

Compartilhe