sexta-feira, 22 novembro
Crédito Joaquim Moura

O deputado Pepe Vargas representou a bancada do PT no Grande Expediente da sessão desta terça-feira (3) na Assembleia Legislativa. A homenagem aos 45 anos do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), foi proposta pelo deputado Neri, o Carteiro (Solidariedade).

Pepe fez uma saudação ao comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, e ao ex-vereador e deputado Neri, e disse que enquanto deputado a forma mais efetiva de se reconhecer os profissionais de segurança é valorizando-os. “Homenagear o 12º BPM significa homenagear a todos os policiais, homens e mulheres que fizeram a história do 12º BPM. Não por acaso a comunidade tem sempre um especial carinho por esta instituição, pelos excelentes serviços que presta”, afirmou.

O 12º BPM é composto por cerca de 400 policiais, entre homens e mulheres. O Batalhão foi criado em 9 de setembro de 1974. A sede provisória foi na Rua Visconde de Pelotas, com um efetivo de 14 policiais e 295 praças. Em 13 de março de 1975, a unidade se mudou para sua atual sede, na Travessa Santa Maria, no bairro Kayser, onde, até então, abrigava o convento da Ordem das Irmãs da Santíssima Trindade. Também em 1975 foi criado o Pelotão de Polícia de Choque, atual Pelotão de Operações Especiais (POE).

Em meados de março de 1982, foi criado o Grupo de Polícia Montada, hoje com sede no Campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em 6 de fevereiro de 1991, o 12º BPM recebeu o primeiro grupamento de policiais militares femininas de Caxias do Sul, tendo como primeira missão e atuação, a Festa da Uva daquele ano. O 12º BPM também possui agregado em sua estrutura operacional o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), responsável por receber as ligações do telefone de emergência 190. O Centro também realiza o despacho de viaturas para o atendimento de ocorrências e realizar o videomonitoramento das câmeras de vigilância do município.

Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)

Compartilhe