sábado, 23 novembro
Crédito Eduardo Silveira

Na manhã de terça-feira (27), o presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos (CSSP), deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) visitou o comandante do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul (CBMRS), Coronel César Eduardo Bonfanti, na sede do órgão. O encontro foi a oportunidade para o parlamentar apresentar o trabalho da CSSP e colocar a Comissão à disposição do Comando.

Na oportunidade, o comandante geral ressaltou a importância do trabalho dos bombeiros voluntários em todo Estado. E lembrou que a autorização para esta atividade deve partir dos municípios, mas que não está ocorrendo devido à falta de iniciativa do poder Público Municipal. O Coronel Bonfanti lembrou que o Comando Geral está à disposição para auxiliar prefeituras municipais a encaminhar pedidos de criação de grupos de bombeiros voluntários, podendo enviar ofícios com todas as regras e passos necessários para regulamentação das atividades. Segundo o comandante geral, a iniciativa busca fortalecer o acompanhamento e treinamento dos voluntários para atendimento à população. “O trabalho dos bombeiros voluntários é extremamente organizado e ajuda no atendimento às pessoas em centenas de municípios em todo estado”, reforçou Bonfanti.

O Coronel Bonfanti lembrou ainda que, após parceria e convênio entre Corpo de Bombeiros e municípios, é possível o deslocamento de um quadro técnico da corporação aos locais para acompanhar e dar formação aos voluntários, assim como disponibilizar viaturas para o trabalho dos bombeiros voluntários no atendimento à população.

Jeferson colocou a CSSP à disposição para incentivar os municípios a encaminharem pedidos de autorização das atividades de bombeiros voluntários e o andamento destes no Comando Geral. “A presença de bombeiros voluntários no interior gaúcho é alternativa concreta de preservação de vidas. Não há por que não dispormos deste serviço. Somos parceiros na divulgação desta proposta”, concluiu o parlamentar.

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)

Compartilhe