Audiência Pública sobre Mercado Público de Porto Alegre será dia 29 de agosto

Audiência Pública sobre Mercado Público de Porto Alegre será dia 29 de agosto
Foto Marta Resing
Na luta em defesa do Mercado Público da capital desde quando era vereadora, a deputada Sofia Cavedon (PT) solicitou a Comissão Segurança e Serviços Públicos a realização de Audiência Pública para debater a concessão do estabelecimento, que prevê a sua privatização. A atividade está agendada para o dia 29 de agosto (quinta-feira), às 10h, na Sala João Neves da Fontoura – Plenarinho, 3º andar da Assembleia Legislativa.
A Audiência Pública, segundo a deputada, será para debater o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) sobre a Concessão Onerosa do Mercado Público, lançado em maio de 2018 pelo prefeito Marchezan Jr. e que prevê a privatização da gestão do Mercado Público. “Desde 2014, a Associação de Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc) tenta um diálogo com a prefeitura, para apresentar a sua proposta para gerir o prédio, no entendimento de que os comerciantes têm uma visão mais clara do que é necessário para o melhor funcionamento do Mercado. A Ascomepc, no entanto, não pôde apresentar a proposta no edital de PMI devido ao item 6.3.3, que exigia dos proponentes uma documentação técnica comprovando a experiência no desenvolvimento de projetos assemelhados ao proposto — limitando, assim, a empresas que já trabalham no setor”, salienta Sofia.
“Inaugurado em 1869, o Mercado Público de Porto Alegre integra o Patrimônio Histórico e Cultural da cidade e é um dos principais pontos comerciais da Capital fazendo parte das tradições da cidade, principalmente por sua Banca 40 (uma sorveteria), seu centenário restaurante Gambrinus, o Bar Naval, com 101 anos. O mercado tem sua arquitetura externa totalmente preservada. Existem mais de 100 lojas, que vendem de tudo: especiarias, erva-mate e utensílios gaúchos, artigos para cultos religiosos, bacalhau e outros peixes e carnes, lancherias e restaurantes. Existem mais de 100 mil itens à venda”, destaca a deputada.
Foram convidados para a audiência representantes do Prefeito Municipal de Porto Alegre e seus Secretários Municipais de Parcerias Estratégicas e de Produção, Indústria, Comércio e Turismo, Associação de Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), Representante do Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural – EPAHC/SMC, MPRS/Centro de Apoio Operacional Cível e de Proteção do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa e demais interessados no tema.
Texto: Marta Resing (MTE 3199)