Com a aprovação pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, em agosto a fachada do Palácio Farroupilha, sede do legislativo gaúcho, será iluminada com a cor laranja.
A proposta, que foi apresentada pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), é para marcar o mês de conscientização da esclerose múltipla.
O laranja tem um impacto visual forte e memorável, além de acessível para pessoas com deficiência visual. “Após ser procurado pela Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria e região (Apemsar), busquei essa solicitação junto à direção do nosso parlamento para colaborar com esse importante trabalho que é o de fazer com que as pessoas cada vez mais tenham consciência do que é a esclerose múltipla, como buscar seu diagnóstico, seu tratamento. Mas o mais importante é também derrubarmos as barreiras do preconceito que ainda existe”, explica Valdeci.
Segundo o parlamentar, essa ação vai ao encontro às diretrizes de entidades como a Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), uma das principais associações em atuação no Brasil, cujo objetivo é de divulgar a doença e contribuir para o diagnóstico precoce e a melhora na qualidade de vida dos doentes.
Considerada uma doença rara, a moléstia atinge aproximadamente 35 mil pessoas no país e 2,5 milhões no mundo todo. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostrou que 80% da população desconhece o que é a esclerose múltipla, seus sintomas e muito menos o tratamento empregado. A esclerose múltipla é uma doença autoimune que atinge o sistema nervoso central, fazendo com que a defesa do organismo se confunda e ataque as células saudáveis, provocando lesões.