O deputado Zé Nunes representou a bancada do PT na homenagem prestada ao Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, durante o Grande Expediente desta quinta-feira (13). A homenagem, proposta pelo deputado Adolfo Brito (PP), marcou a passagem dos 90 anos de existência do veículo de comunicação.
O deputado Zé Nunes chamou a atenção para a importância do jornal para o desenvolvimento regional. Especialmente no interior, afirmou o parlamentar, o desafio para consolidar uma empresa é muito maior, e a imprensa regional exerce papel fundamental na tradução dos acontecimentos à realidade dos municípios. “Muitas vezes somos pautados pela grande imprensa e os elementos da tecnologia pautam assuntos nacionais e muitas vezes a vida cotidiana das localidades, as coisas que tem grande importância para o desenvolvimento da comunidade tem limitações de abordagem e os jornais cumpriram e cumprem esse papel”.
O deputado recordou que Carlos Sauzano Vieira da Cunha, diretor do jornal, trabalhou na bancada do PT e em 1986 foi candidato a deputado estadual pelo PT. É muito importante para nós, mas mais acima de tudo para as comunidades, para a estratégia de desenvolvimento do Rio Grande do Sul”.
O Jornal do Povo foi fundado em 1929 por Virgílio Carvalho e Mário Godoy Ilha. Passaram pela Diretoria do impresso, assim como pela Secretaria de Redação profissionais como João Leitão de Abreu e Liberato Salzano Vieira da Cunha. Ainda, destaca-se Paulo Salzano Vieira da Cunha, que, de diretor, tornou-se proprietário do veículo. O JP faz parte da Associação dos Jornais Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI), da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e da Sociedad Interamericana de Prensa.
Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)