O presidente da Frente Parlamentar Brasil/China, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) e o deputado estadual Gilberto Capoani (MDB) vão se reunir com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, deputado Ruy Irigaray (PSL) para fazer um relato do roteiro que fizeram por seis cidades chinesas, entre os dias 21 e 1º de junho. O anúncio foi feito durante o período de Comunicação de Lideranças da sessão plenária da tarde desta terça-feira (04/06), na Assembleia Legislativa. O encontro, que tem como objetivo o detalhamento ao representante do governo do Estado das oportunidades de negócios e de parcerias com cidades e com o próprio governo chinês apresentadas em conferências nas quais os parlamentares representaram a Frente gaúcha e o Brasil, deve ocorrer na manhã da próxima segunda-feira (10), às 16h.
Segundo Jeferson, há grande interesse dos chineses em conhecer mais o RS e em importar alimentos, especialmente os produtos de agroindústrias gaúchas. No entanto, a concretização de negócios com o Estado neste sentido depende da formalização de um compromisso do governo gaúcho. “Os chineses valorizam muito o fator político embasando as negociações comerciais e empresariais. Eles entendem que os governos devem estar ao lado do empreendedorismo. Por isso, aguardam uma manifestação do governador Eduardo Leite que corrobore com esta intenção”, explicou o presidente da Frente Parlamentar. Ele vai sugerir ao secretário e ao governador a proposição de uma política voltada ao fortalecimento das relações entre o RS e a China.
O petista contou que, durante a missão na Chinda, um hospital de Xangai demonstrou interesse em estreitar relações com instituições de saúde do RS, e que a principal universidade da cidade de Tongxiang também manifestou o desejo de cooperar com universidades do estado. “Tínhamos na nossa comitiva o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, que já iniciou as tratativas para concretizar a parceria”, acrescentou o deputado.
Jeferson lembrou que, em nome do prefeito de Santiago, Thiago Gorski (PP), assinou um acordo com governo de Tongxiang, tornando as cidades co-irmãs e garantindo um investimento de U$ 50 milhões para empreendedores do município gaúcho. “Queremos que acordos e negociações como essa ocorram com o aval do estado”, reiterou o presidente da Frente Parlamentar, que concluiu: após levarmos um pouco mais do nosso Rio Grande ao conhecimento dos chineses, nosso trabalho agora é garantir que a missão que fizemos reverta em investimentos e cooperação entre os dois países”.
Texto: Andréa Farias (MTE 10967)