A comissão especial presidida pelo Dep. Pepe Vargas reuniu deputados e sociedade civil organizada para debater a reforma apresentada pelo Governo Federal
Um debate marcado pela presença de lideranças comunitárias, sindicais, servidores públicos e comunidade na noite desta segunda-feira (27). A comissão apresentou opiniões divergentes sobre a reforma, falaram os que são contra ela e os favoráveis, num debate que durou 3 horas e esclareceu quem tinha dúvidas sobre as mudanças.
Presidida pelo Deputado Pepe Vargas, a comissão teve a presença também da deputada Fran Somensi (PRB) e do Dep. Federal Elvino Bohn Gass (PT), além de alguns vereadores da cidade. Pepe destacou, durante o debate que “ O que o governo está apresentando nesta Reforma não é a solução. Só quer cortar gastos. Previdência é algo que precisa ser ajustado de tempo em tempos, tivemos ajustes em 2003, 2005, 2012 e 2015, isso que o governo apresenta não é ajuste, é um desmonte da Seguridade Social. ”
Na dinâmica dos trabalhos, o representante da OAB de Caxias do Sul, Anderson Ribeiro, falou por 20 minutos, contra a reforma apresentada pelo governo, ” A Previdência fora da Constituição, como quer Bolsonaro, possibilita que, por Lei Complementar, qualquer mudança no Sistema Previdenciário seja aprovada. Até mesmo a possibilidade de uma aposentadoria menor que o salário mínimo ou reajuste abaixo da inflação”.
Para defender a reforma, o convidado foi o professor economista Claudio Branchieri, “ não sei se esta é a melhor reforma, ela pode e deve ser ajustada pelo congresso, mas tenho certeza de que ela vai acontecer. Precisamos de uma reforma urgente, o País está envelhecendo rápido. ”
Depois da exposição dos dois convidados o público, que lotou a câmara de vereadores de Caxias, participou com perguntas, dúvidas e posições sobre o regime próprio.
O operário Alexandre Silva, que participou da audiência declarou que depois de ouvir as duas exposições, teve mais certeza em afirmar que “ sou contra esta reforma e hoje foi muito gratificante participar deste momento e entender o que representa essas mudanças. A comunidade de onde eu venho e faço parte ainda não conseguiu se aposentar com 65 anos, imagina com essa proposta”.
O Presidente da comissão, Deputado Pepe Vargas, destacou a presença da comunidade, lotando o auditório, mostra o interesse em debater um tema que gera dúvidas“ precisamos esclarecer, debater, conversar, mostrar o que esta reforma significa na vida das pessoas, e é isso que a comissão está fazendo. Vamos seguir mostrando aos gaúchos como a reforma pode afetar profundamente o futuro de cada um, por isso a importância de que cada audiência tenha mais gente participando”.
A próxima audiência da comissão especial acontece na sexta feira em Palmeiras da Missões e Santa Maria.
Texto: Vânia Lain