Jeferson quer reunião com governador para traçar estratégia gaúcha de relação com empresários chineses

Jeferson quer reunião com governador para traçar estratégia gaúcha de relação com empresários chineses
Divulgação Câmara de Indústria e Comércio Brasil/China

Assim que retornar de viagem à China, no dia 31 de maio próximo, o presidente da Frente Parlamentar Brasil/China, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) deverá reunir-se com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Ruy Irigaray, o governador Eduardo Leite e demais parlamentares e integrantes da delegação para detalhar as oportunidades de negócios que o país asiático dispõe para o Brasil e traçar estratégias conjuntas para que o RS seja agraciado com o maior volume de investimentos neste sentido. O anúncio foi feito por Jeferson na manhã desta segunda-feira (27) no Brasil, ainda em solo chinês, onde já é noite, de onde ligou para Irigaray acordando a realização do encontro. “A missão da Frente Parlamentar reúne empresários, deputados, líderes, prefeitos de vários partidos com um único interesse, que é o de trazer para o estado as boas experiências da China nas mais diversas áreas e os recursos necessários para impulsionar o desenvolvimento por aqui”, disse o petista, lembrando a boa nova anunciada por ele na semana passada, de que a China abrirá uma linha de crédito de mais de R$ 3 bi para incentivar empreendimentos brasileiros articulados a partir da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil/China.

De passagem por Huzhou, cidade de mais de 2,9 milhões de habitantes, Jeferson contou que a delegação foi recebida por prefeito, vice e um grupo de empresários locais, porque “os chineses não compreendem governos que não apoiem os empreendedores, que não estejam lado a lado com eles. Em conversa sobre a situação dos hospitais gaúchos e da Atenção Básica à Saúde no estado, o presidente da Frente Parlamentar observou que há disposição em compartilhar com o estado experiências da Medicina Tradicional Chinesa, que utiliza métodos de prevenção a partir de plantas medicinais, chás, acupuntura, etc. “Como o reitor da UFSM, Paulo Burmann está conosco neste roteiro, colocou a Universidade à disposição para fazer estudos técnicos mais aprimorados nas mais diversas áreas que orientem os nossos municípios no estabelecimento de parcerias benéficas para o RS”, acrescentou Jeferson.

O parlamentar ficou ainda mais otimista ao representar o prefeito de Santiago, Thiago Gorski, na assinatura de um termo de cooperação entre o município gaúcho e a cidade chinesa de Tongxiang. A relação cooperativa, que tornou as cidades co-irmãs, irá potencializar a produção de carnes e outros produtos de Santiago, além de ajudar a Agência Municipal de Desenvolvimento de Santiago a projetar o município, no que chamam de “Cidades Inteligentes”. Na prática, significa planejar todas as áreas da cidade, como segurança, saúde, infraestrutura do pelo viés tecnológico. “No momento em que nós dizemos o que queremos da relação com a China, os empresários locais nos respondem. E as respostas tendem a ser muito positivas. Santiago soube dizer o que queria. E nós, como estado, devemos definir o que queremos”, explicou o deputado, reiterando a importância do encontro com o governador. “Os investidores deles (chineses) têm muito dinheiro e querem colocar suas empresas no Brasil. Também querem lucrar. Nossa linha, aqui, é puxar estes investimentos para o RS e a nossa região. Mas, para isso, precisamos que tanto o governo do estado como o federal mantenham uma estratégia de relacionamento qualificado com o governo chinês”, frisou.

Integram a comitiva da Frente Parlamentar Brasil China também o deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB), o presidente da Associação, Comercial e Industrial de Santa Rosa, Acisap, Odaylson Eder, o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, Anderson Mantei, o presidente da Câmara Municipal de Santa Rosa, Marcos Migue (PcdoB), a diretora do Hospital Santo Antônio de Tenente Portela, Mirna Braucks, entre outros.

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)