sexta-feira, 22 novembro
Crédito Joaquim Moura

Fazer um diagnóstico das políticas públicas do esporte, recreação e lazer do Estado, e de suas demandas, incluindo as universidades que desenvolvem esse trabalho; levantar os dados sobre o financiamento do setor, defender e monitorar a aplicação dos mesmos; realizar uma conferência estadual e estudar a legislação federal e estadual, assim como o Plano Nacional do Esporte, foram os encaminhamentos da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte, Recreação e Lazer da Assembleia Legislativa instalada nesta segunda-feira, 20.

Proposta pela deputada Sofia Cavedon (PT), o ato contou com a presença do secretário estadual do Esporte, João Derly, e lotou o Espaço de Convergência Adão Pretto da Alergs com representações de usuários e usuárias dos centros esportivos, praças e parques da capital, de professores/as universitários e dos conselhos municipal e estadual de Educação Física.

Sofia Cavedon destacou o extraordinário valor que o esporte, lazer e recreação promovem e são tão desprestigiados, principalmente, no orçamento dos governos. “Experiências ricas, que transformam a vida de jovens e idosos, especialmente, não são valorizadas e trazem inúmeros benefícios à saúde e a qualidade de vida das pessoas. Vamos trabalhar de forma integrada, fazer o diagnóstico da presença do setor no Estado e seus maiores desafios, como fontes de financiamento, e para fortalecer a luta de resistência para manter os espaços públicos e contra a redução dos recursos de educação e dos esportes”, disse a deputada.

O secretário João Derly disse ser uma satisfação enorme ter uma Frente Parlamentar em defesa do Esporte, relatando as ações que está tomando na Secretaria como o retorno dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (Jirgs), os Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul para Pessoas com Deficiência (Parajirgs) e outros. Afirmou que o CETE não será privatizado e que irá se somar aos trabalhos da Frente para que o esporte seja institucionalizado como uma política pública de estado.

No painel “Os desafios para a garantia do direito ao Esporte, à Recreação e ao Lazer”, os professores Mauro Myskiw e Silvana Vilodre Gollener, da Esefid/RS, e a representante do Parque Alim Pedro, Nelsi Girardi, discorreram sobre a importância das políticas públicas do esporte com visão de cidadania, relatando o movimento feito em Porto Alegre na defesa da Secretaria Municipal de Esportes, extinta em 2017.

Também se manifestaram o presidente do Conselho Regional de Educação Física do RS, José Edgar Meurer; presidente da Associação dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior de Educação Física do RS (Adiesef), Ricardo Petersen; a vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (Anpel), Raquel da Silveira; Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), Vicente Molina Neto; deputado Sergio Peres (PRB) e deputada Fran Somensi (PRB).

Texto: Marta Resing (MTE 3199)

Compartilhe