“Vamos priorizar as obras críticas e próximas da conclusão”, diz o secretário de Transportes

Crédito Juliana Pretto

Preocupado com a situação das estradas e acessos aos municípios das regiões da Grande Santa Rosa, Missões e Noroeste Colonial, o deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) reuniu-se com o secretário de Transportes do RS, Juvir Costela (MDB). O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (28/03), no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.

Entre as principais razões para a audiência com o governo, Jeferson citou a ERS 168, no trecho entre Bossoroca e Santiago, que precisa de recapeamento completo. “A situação daquela rodovia é terrível! O asfalto é precário, os buracos estão enormes e a segurança dos motoristas está em xeque. As comunidades precisam de uma solução urgente para o caso”, frisou.

Costela informou que a secretaria irá priorizar as obras que estejam mais próximas da conclusão e as mais críticas, como é o caso da ERS 168. “Já na segunda quinzena de abril, um tapa-buracos deve estar começando nesta rodovia. Não tenho como refazê-la no momento, mas vou amenizar a situação, dar condições de trafegabilidade”, garantiu o secretário.

O parlamentar reforçou a necessidade de conclusão dos 8km do acesso a Ubiretama, obra que teria sido iniciada ainda no governo Tarso Genro, mas descontinuada em função da incapacidade da empresa conveniada de fazer o serviço. “Vamos analisar este convênio, se ainda está ativo, se a empresa faliu ou não. Se necessário, suspenderemos e iniciaremos novo processo”, ressaltou o secretário.

Jeferson também pediu a manutenção da ERS 342, no trecho de Cruz Alta, até o trevo do Posto 44, em Ijuí; operações tapa-buracos para as ERS 307, de Santa Rosa a Campina das Missões; ERS 210, de Boa Vista do Buricá até São Martinho, no trevo de acesso a BR 468; ERS 342, entre os municípios de Catuípe e Independência; e ERS 305, entre os municípios de Tuparendi e Horizontina, onde também há necessidade de recapeamento. O deputado solicitou, ainda, a construção de uma ponte no acesso ao município de São José do Inhacorá e a BR 472, onde a estrada já foi feita; e a melhoria de dois trechos na ERS 571, em direção a Chiapetta.  O secretário prometeu avaliar os convênios com as respectivas empreiteiras, nos casos em que houver e suspendê-los ou retomá-los. “Vamos seguir em contato com os técnicos da secretaria de Transportes para acompanhar o andamento de cada um destes casos, que são urgentes não só por tratarem do escoamento da produção dos municípios, do direto à circulação dos usuários, mas porque a situação destas estradas põe a vida de pessoas em risco”, finalizou.

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)