Valdeci cobra secretário estadual sobre lei da dislexia e do TDAH

Crédito Tiago Machado

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) aproveitou a presença do secretário estadual da Educação, Faisal Karam, na Assembleia Legislativa, nessa terça-feira (12), em Porto Alegre, para cobrar a realização de uma campanha estadual de informação sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e a dislexia. O TDAH e a dislexia são distúrbios que prejudicam e atrasam o aprendizado e o desempenho escolar de inúmeras crianças e adolescentes.

A promoção da campanha, com periodicidade anual, está prevista em lei aprovada no Parlamento gaúcho, no ano passado.  “Entreguei ao secretário um documento solicitando uma audiência com ele e com sua equipe exclusivamente para preparar e organizar a realização dessa campanha, que tem de ocorrer junto à rede estadual de ensino”, explicou Valdeci, que foi o proponente da legislação.

Conforme o deputado, é fundamental que esses temas ganhem visibilidade no Estado, já que muitas crianças que apresentam problemas de aprendizado acabam não sendo diagnosticados em função da falta de informações. “Foi justamente para jogar luzes sobre esses assuntos que eu fui  provocado a apresentar o projeto de lei, que, desde o ano passado, é lei estadual”, complementou ele, ao lembrar que a ideia do projeto partiu da santa-mariense Marizur Konig, mãe de um adolescente portador de dislexia, que procurou o deputado em 2015 para tratar da iniciativa.

Texto: Tiago Machado (MTE 9415)