Bancada do PT indica Manuela D’Ávila para homenagem

Bancada do PT indica Manuela D’Ávila para homenagem
Crédito Marcelo Bertani

A ex-deputada estadual Manuela D’Ávila receberá, na Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher, o Troféu Mulher Cidadã por seu trabalho na Promoção e Participação Política da Mulher. A indicação de Manuela ao prêmio foi realizada pela Bancada do PT e apresentada pela deputada Sofia Cavedon. A proposição foi endossada por todas as deputadas estaduais e entregue ao Presidente da ALERGS, deputado Luís Augusto Lara, em reunião na tarde desta terça-feira (19).

Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) é jornalista formada pela PUC-RS e iniciou sua trajetória no movimento estudantil em 1999, onde foi conselheira do Conselho Universitário da UFRGS, coordenadora do Centro de Estudantes de Ciências Sociais, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (2003), presidente estadual e diretora nacional da UJS.

Em 2001 filiou-se ao PCdoB e em 2004 foi eleita a mais jovem vereadora de Porto Alegre. Dois anos depois, foi a deputada federal mais votada do Rio Grande do Sul, sendo reeleita em 2010 com quase meio milhão de votos. Concorreu à prefeitura de Porto Alegre nos pleitos de 2008 e 2012. Em 2014, elegeu-se deputada estadual, sendo a mais votada da Assembleia Legislativa.

No ano de 2018, Manuela concorreu a vice-presidenta da República ao lado do professor Fernando Haddad, disputando o segundo turno das eleições presidenciais. Como candidata a vice-presidenta, Manuela debateu os grandes temas do Brasil sob a ótica da vida das mulheres. Também teve importante papel na denúncia da fábrica de Fake News, que resultou na descoberta do esquema de financiamento ilícito usado pela campanha de Bolsonaro, através de pacotes de WhatsApp pagos por grupos empresariais.

Texto: Eliane Silveira (MTE 7193)