sexta-feira, 22 novembro
Crédito Leandro Molina

Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (07), o deputado estadual Edegar Pretto (PT) condenou a retirada da cobrança tarifária do leite vindo da União Europeia e Nova Zelândia. “É um verdadeiro desastre para os pequenos produtores brasileiros”, declarou na tribuna. A crítica diz respeito ao grave problema que o setor produtivo de leite enfrenta, agravado pelo anúncio do encerramento a cobrança tarifária antidumping sobre a importação de leite em pó, integral ou desnatado, anunciado pelo Ministério da Economia. O processo, lembra o deputado, causa redução no preço e na produção, e atinge diretamente as famílias que vivem no campo e dependem do setor leiteiro.

A decisão, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, gerou indignação de pequenos produtores gaúchos, que temem que o estado seja novamente inundado com leite importado, principalmente da União Europeia, a exemplo do problema já ocorrido em 2017 com o leite vindo de países do Mercosul.

Imediatamente, após sair da tribuna, o deputado Edegar Pretto entregou requerimento ao presidente do Legislativo, deputado Luís Augusto Lara (PTB), solicitando que a Assembleia Legislativa faça mediação com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, para tratar do assunto. A sugestão é que seja marcada com urgência uma audiência sobre o tema da produção de leite no Brasil, em especial do Rio Grande do Sul, com uma Missão Oficial da Assembleia e entidades representativas do setor do estado para buscar novas alternativas que ajudem a superar este momento difícil para o setor leiteiro gaúcho. “Não vamos esperar de braços cruzados o fim da produção de leite pela agricultura gaúcha”, alertou Pretto.

Texto: Leandro Molina (MTE 14614)

Compartilhe