Petistas participam da sessão de diplomação do TRE

O Senador Paulo Paim e 13 parlamentares petistas, oito estaduais e cinco federais, eleitos no pleito de 2018 foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), na tarde desta quarta-feira (19). A cerimônia aconteceu na Casa da Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), no Centro Administrativo Fernando Ferrari, no centro da Capital.

A bancada do PT na Assembleia Legislativa do RS será composta por Edegar Pretto, Fernando Marroni, Jeferson Fernandes, Luiz Fernando Mainardi, Pepe Vargas, Sofia Cavedon, Valdeci Oliveira e Zé Nunes. A bancada gaúcha do PT na Câmara Federal será composta por Dionilso Marcon, Elvino Bohn Gass, Henrique Fontana, Maria do Rosário e Paulo Pimenta.

Todos os parlamentares condenaram as manifestações de intolerância dirigidas às bancadas do PT e do PSOL nos atos de diplomação dos parlamentares eleitos, em especial às mulheres eleitas. Também reafirmaram seu compromisso na defesa da democracia.

Crédito Ronaldo Quadrado

Valdeci Oliveira, que será o presidente da ALERGS em 2022, agradeceu os votos recebidos. “Fazer 57.840 votos no Estado é algo muito complexo. Por isso, eu tenho que agradecer sempre a confiança recebida do povo gaúcho e o apoio da família. A retribuição disso tudo será realizada com trabalho e presença. Manterei o jeito simples de atuar e continuarei cada vez mais presente no interior, no distrito, nos bairros e nas vilas. Não sou e não serei um deputado só de gabinete. Vou cada vez mais colocar o pé no barro para ouvir e apoiar as comunidades e os setores que mais precisam”, destacou.

Crédito Ronaldo Quadrado

Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada, declarou: “Nesta noite, recebi mais um diploma que me confere a legitimidade da representação como deputado estadual do PT. Tenho orgulho dessa luta, que já dura mais de 37 anos, pela justiça, democracia e igualdade. Ela não começou no parlamento, mas é aqui que a exercito agora. Esse diploma é de todos que me trouxeram até aqui. Meu compromisso é honrá-los e honrar ao meu estado.”

Crédito Ronaldo Quadrado

Pepe Vargas, atual presidente estadual da sigla e que será o líder da bancada nos dois últimos anos da 55ª legislatura, projeta que serão anos de muito trabalho para a bancada. “O resultado eleitoral desse ano nos coloca no campo da oposição, por isso fiscalizaremos os atos do Poder Executivo e defenderemos a democracia e os direitos do povo gaúcho”.

O presidente do TRE/RS, desembargador Jorge Luís Dall Agnol, observou que a diplomação é a atividade que legitima o processo eleitoral de 2018. “Diria mais: é a continuação da festa democrática, como vimos neste local. Comemoramos, neste evento, a democracia”. De outra parte, lamentou a avalanche de fake news durante a campanha. “Um número elevado e, mesmo diante das nossas preparações, fomos surpreendidos com essa enxurrada, que inclusive atingiu a instituição Justiça Eleitoral, com críticas por possíveis falhas na urna eletrônica, o que ficou comprovado não ter ocorrido”, enfatizou.

Os suplentes poderão retirar seus diplomas a partir do 7 de janeiro de 2019 no gabinete da presidência do TRE gaúcho (Rua Duque de Caxias, 350).

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867) com informações da Agência de Notícias ALERGS