sexta-feira, 22 novembro
Crédito Marcelo Bertani

Prefeito de Bagé por dois mandatos, Luiz Fernando Mainardi conquistou pela terceira vez uma cadeira no Parlamento gaúcho, onde desenvolve um trabalho voltado à defesa da agropecuária e do serviço público. Comprometido com a luta contra as privatizações, o apoio aos hospitais filantrópicos, a duplicação da BR 290 e a preservação do Pampa e do rio Camaquã, Mainardi recebeu 41.450 votos, em sua maioria de eleitores radicados nos municípios da Metade Sul do Estado.

Natural de Sobradinho, trabalhou como bancário e vendedor antes de ingressar no Curso de Direito da Universidade Regional da Campanha e na militância no movimento estudantil. Em 1982, filiou-se ao PMDB e, em 1984, ao PT, sigla pela qual se elegeu vereador de Bagé em 1988.

Em 1994, elegeu-se deputado federal, sendo reeleito em 1998. Na Câmara, votou contra a extinção do monopólio nos setores de telecomunicações, petróleo, gás canalizado e navegação de cabotagem, opondo-se também à revisão do conceito de empresa nacional e à prorrogação do Fundo de Estabilização Fiscal (FEF).

No início de seu primeiro mandato como deputado estadual em 2011, assumiu o comando da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio no governo de Tarso Genro. Em 2015, voltou ao Parlamento gaúcho. São de sua autoria as leis que garantem a prática da amamentação em estabelecimentos públicos e privados, determinam que empresas que atuam no Rio Grande do Sul emplaquem seus veículos no estado e instituem a Rota Turística da Ferradura dos Vinhedos no interior do município de Santana do Livramento. Também é o presidente de duas Frentes Parlamentares: em Defesa da Universidade Federal do Pampa, lançada em 2016, e pela duplicação da BR 290, lançada em 2017.

 

Fonte: Agência de Notícias ALRS

Compartilhe