Orçamento de Sartori para 2019 é rejeitado pela bancada do PT

Crédito Ronaldo Quadrado

A bancada do PT votou contrária ao projeto de Orçamento para 2019, formulado por Sartori, por entender que ele segue o mesmo modelo dos três anos anteriores, propagando o caos e vende uma crise financeira que não é a real. A afirmação foi feita pela vice-líder da bancada petista, deputada Stela Farias, na sessão desta terça-feira, antes da votação que aprovou o PL 171/2018, que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2019 e foi aprovado por 34 votos contra 16.

A parlamentar destacou que o governo Sartori sempre superdimensionou a crise, que é de quatro décadas e não pode ser tratada de maneira irresponsável. Segundo Stela, o orçamento aprovado aprofunda a crise, prevendo um déficit irreal de mais de R$ 7 bilhões. “É um projeto que desconsidera a manutenção das alíquotas de ICMS negociada e aprovada na Assembleia e mantém os mesmos erros desses quatro anos, em que Sartori manipulou o fluxo de caixa para impedir o pagamento em dia do funcionalismo, em prol de um ajuste que penalizou a população gaúcha com falta de investimentos em área essenciais como saúde e segurança, extinguido fundações e aprofundando o endividamento do Estado com a União” destacou.

A vice-líder do PT salientou que a bancada fez um gesto de boa vontade ao governo eleito, quando negociou, com o futuro secretário Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, a retirada de uma emenda de R$ 2,5 milhões para políticas de trabalho e emprego, aceitando que ela seja reapresentada em janeiro e contemplada ao longo do primeiro ano de gestão. “Esperamos que o novo governo encare o orçamento do Estado de forma mais justa com o povo gaúcho, para minimizar a crise e não para esconder sua incompetência como faz o atual governante”, afirmou Stela.

Texto: Luciane Franco (MTE 7744)