Deputado homenageia CTG com medalha da 54ª Legislatura

Assessoria Mandato

Assessoria Mandato

O deputado estadual Nelsinho Metalúrgico agraciou o CTG “O Fogão Gaúcho” com a Medalha da 54º Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O ato ocorreu nessa terça-feira (07), durante abertura oficial da exposição que retrata os 70 de história da agremiação, localizada no andar térreo da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

O parlamentar enalteceu a atuação do CTG em favor do fortalecimento e da valorização da cultura gaúcha. “O Fogão Gaúcho” é o mais antigo CTG do interior do Estado e o segundo mais antigo do RS.

Nelsinho Metalúrgico lembrou que, em seu artigo primeiro, a Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho destaca a missão de “auxiliar o Estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo”. Assim, disse o deputado, “cada Centro de Tradições Gaúchas pode ser considerado um parceiro do Estado na busca por uma sociedade mais coesa e irmanada em valores que contribuam à comunidade”.

O patrão do CTG, Auro Paulo Sander, lembrou a trajetória de 70 anos de “O Fogão Gaúcho” e agradeceu a possibilidade de mostrar o trabalho da entidade para todo o RS. Para ele, os CTGs contribuem fortemente para a formação do caráter do gaúcho. “Formamos cidadãos de valor para a comunidade”, disse.

Participaram da cerimônia o secretário de Cultura de Taquara, Paulo Wagner de Oliveira, o vereador Guido Mário Prass Filho e a vereadora Mônica Facio.

Projeto de Lei – O deputado Nelsinho Metalúrgico também já protocolou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei que reconhece o CTG “O Fogão Gaúcho” de relevante interesse cultural ao Estado do Rio Grande do Sul. Dessa forma, a agremiação poderá requerer acesso aos programas de incentivo cultural nos níveis estadual e federal.

Exposição – A exposição ficará no andar térreo da Assembleia até 10 de agosto. É composta por fotografias históricas de diversos momentos do CTG, além do fogãozinho usado para as rodas de mate, que deu nome à entidade. Também conta com itens da Ciranda Musical Teuto-Rio-Grandense, festival que era organizado pela entidade taquarense.

O horário de visitação é das 8h30 às 18h30.

Texto: Assessoria de Imprensa Deputado Nelsinho Metalúrgico