segunda-feira, 25 novembro
Reprodução TV AL

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Airton Lima (PL), tratou na reunião virtual desta quarta-feira (24) da possibilidade de vacinação com urgência de pessoas com deficiência, conforme pedido encaminhado pelo Conselho Municipal das Pessoas Portadoras de Deficiência de Porto Alegre, por solicitação da deputada Sofia Cavedon (PT).

A CCDH ouviu o presidente do Conselho Municipal das Pessoas Portadoras de Deficiência de Porto Alegre, Nelson Khalil, que reivindicou a inclusão das pessoas com deficiências e portadoras de doenças raras na prioridade da vacinação contra a Covid-19. Relatou casos de pessoas com deficiência que estão enfrentando dificuldades no atendimento nas emergências, e alertou que a situação de fragilidade física desse grupo humano, como é o caso dos Portadores de Síndrome de Down, é dez vezes maior que as demais pessoas. Pediu que a Secretaria da Saúde faça a imediata inclusão destas pessoas na prioridade para a vacinação no RS. O comitê bipartite tem autonomia para alterar a ordem de vacinação das pessoas com deficiência, que conforme definiu o Ministério da Saúde é a 15ª posição, diante de questionamento da deputada Luciana Genro (PSOL), a respeito da limitação da SES e das secretarias municipais em promover mudanças na ordem de vacinação.

Sofia Cavedon assegurou que há espaço de decisão dos gestores. Conselhos profissionais estão obtendo autorização para vacinas , enquanto setores da SES, em atividades de ponta, não estão recebendo a vacina, conforme denúncias que chegam ao gabinete da parlamentar. Ela solicitou a oitiva do Comitê Científico para tratar desse assunto na CCDH.

Fonte: Agência de Notícias ALRS

Compartilhe