A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, na tarde desta terça-feira (23), o Requerimento 1/2021 que cria a Comissão de Representação Externa com vista a acompanhar o processo de planejamento e execução das ações que visam a imunização contra o coronavírus. A comissão foi proposta pela Bancada do PT durante o mês de janeiro e acolhida pela Mesa Diretora na primeira reunião de fevereiro. A comissão será composta por cinco parlamentares titulares. A Bancada Petista já indicou o nome do deputado Pepe Vargas, que é médico, para compor essa representação.
Para o deputado Zé Nunes, que assinou junto com o deputado Luiz Fernando Mainardi o requerimento da Bancada, a iniciativa “é fundamental”. Segundo ele, em janeiro, 47 países já tinham iniciado a vacinação. “A constatação mundial é de que o governo federal do Brasil entrou em um processo de fragilização do plano nacional de vacinação. Tivemos uma decisão em caráter liminar, a autorização. O STF liberou há poucos minutos que municípios e estados tomarem a iniciativa de adquirirem vacinas, diante da inoperância do governo federal, que deveria ter a prerrogativa de fazer a gestão” destacou.
Para o parlamentar foi diante deste cenário que se buscou, perante o Governo do Estado, que a atual gestão tenha um protagonismo maior com o objetivo de vacinar pelo menos 70% da população. “Estamos vendo em alguns estados situação de dificuldade. Aqui no RS não é diferente. Por tudo isso, entendemos que uma comissão externa é necessária para acompanhar. Não há investimento mais importante e mais adequado do que a compra de vacinas, que preserva vidas e encaminha a recuperação da economia” finalizou Zé Nunes.
Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)