Reunião Técnica da Comissão trata da oferta de Educação para jovens e adultos

Reunião Técnica da Comissão trata da oferta de Educação para jovens e adultos
Foto: Reprodução / ALRS

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa reuniu-se, na manhã desta terça-feira (23), para tratar da oferta da modalidade de ensino destinado a jovens e adultos (EJA) no Rio Grande do Sul. O encontro, em ambiente virtual, agrupou deputados, professores, representante da Defensoria Pública e diretores do CPERS/Sindicato.

Ao final da reunião, a presidente do colegiado, deputada Sofia Cavedon (PT), apresentou as ações a serem adotadas pelo órgão técnico, a partir do debate de hoje sobre o EJA. Conforme a deputada, o colegiado vai encaminhar pedido de reunião presencial com a secretária adjunta de Educação do Estado, Ivana Flores, para apresentar as sugestões da Comissão. Entre as propostas estão a prorrogação das matrículas da modalidade até o final de março; aberturas de vagas em número correspondente a janeiro de 2020; campanha de busca ativa de alunos; fim do fechamento de turmas e definição de escolas que ofertam a modalidade tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio e parcerias para oferta de ensino profissionalizante. A Comissão também vai procurar o Conselho de Educação para dialogar sobre o assunto e vai propor uma audiência pública em março para acompanhar a oferta de EJA no estado.

Sofia Cavedon avaliou que a redução de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos é uma ação deliberada, pois o governo Leite tem fechado turmas antes mesmo do início das matrículas, levando estudantes ao abandono dos estudos. Para ela, a ação ratifica a intenção de diminuir a presença do Estado na área, entregando a tarefa à iniciativa privada. Ela entende que a educação de adultos é obrigação do Estado em cumprir a deliberação constitucional de educação para todos.

Manifestações
Além da deputada Sofia Cavedon, também se manifestaram os deputados Issur Koch (PP) e Fernando Marroni; a presidente do Cpers/Sindicato,  Helenir Schurer, os vice-presidentes da Entidade, Cândida Rosseto e Edson Garcia; o professor Mauro Rogério da Silva, do núcleo do Cpers de Pelotas; os professores Elmar Soero e Lenon Morales Abeijon; a representante do Fórum de EJAs gaúcho, Elaine Silveira Ferreira; a coordenadora de Educação da Famurs, Juçara Dutra e a defensora pública, Andreia Paz Rodrígues.

Participação
Participaram da reunião técnica, as deputadas Sofia Cavedon (PT), Any Ortiz (Cidadania), Fran Somensi (Republicanos) e Luciana Genro (Psol) e os deputados Fernando Maroni ( PT), Valdeci Oliveira (PT) e Issur Koch (PP).

Fonte: Agência de Notícias ALRS