A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia aprovou nesta quinta-feira (19) o pedido conjunto dos deputados Zé Nunes, Edegar Pretto e Jeferson Fernandes, para a realização de audiência pública para tratar das previsões climáticas e os potenciais impactos do fenômeno La Niña na Safra 2020/2021 no Rio Grande do Sul.
“O RS passou por um severa estiagem que impactou a Safra 2019/2020, com perdas em vários cultivos, especialmente, nas lavouras de grãos na Metade Sul. Agora, quando inicia o plantio da Safra 2020/2021, novamente, temos informações que há deficiência de chuva, com atraso no plantio, que pode impactar a produção agrícola” disse Zé Nunes.
O Governo do Estado afirmou para imprensa que está preparando um plano emergencial contra a estiagem, algo que já foi solicitado pela bancada petista desde o início do ano e não saiu do papel. A audiência deve ocorrer de forma virtual e serão convidadas a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Emater, Mapa, Ocergs, Unicafes, Fetraf, Fetag, Coceargs, Farsul, Famurs, Fecoagro, Aprosoja/RS, outras representações de setores e de instituições que ligadas à produção agrícola, pesquisa e assistência técnica.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)