segunda-feira, 25 novembro
Reprodução

O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) visitou o prefeito de Santa Rosa, Alcides Viccini na manhã desta terça-feira (17/11). A visita, que foi oportunidade para que o parlamentar cumprimentasse o prefeito pela vitória do candidato do PP, Anderson Mantei, nas eleições do último domingo, teve duas importantes pautas: a estiagem e a dificuldade de moradia de famílias pobres de Santa Rosa.

O deputado colocou-se à disposição do prefeito para reforçar qualquer articulação política que esteja em curso em prol de políticas específicas para socorrer agricultores que estão enfrentando as consequências da escassez de chuvas. “A situação é muito grave. Vários produtores têm me procurado em desespero, porque temem ser obrigados a sacrificar animais, como vacas de leite, por não terem pasto para alimentá-las”, detalhou.

Outra questão abordada pelo parlamentar se refere ao problema da falta de moradia para a população mais pobre, que teria sido agravado no período de pandemia, quando a paralisação de diversos setores e o desemprego causou a perda de renda de famílias que se viram impossibilitadas de continuar cumprindo seus contratos de aluguel. Ele lembrou que muitas destas, em desespero, ocuparam áreas em Santa Rosa, como é o caso da Linha Cascata. Jeferson contou que visitou o local, juntamente com o vereador Dado Silva, e ouviu os clamores destas pessoas para que a área ocupada, que é do Estado, seja cedida ao município para a instalação de um loteamento popular.

Durante a reunião, o secretário estadual da Habitação, José Stédile, que já havia sido acionado por Jeferson, por telefone, colocou-se à disposição para fazer a mediação da cedência da área que, segundo informações, pertence ao Incra e já estava cedida a uma escola de Santa Rosa já extinta. Stédile explicou que é possível ao Estado fazer um requerimento à União para que a área seja repassada ao próprio estado ou diretamente ao município. “Ao prefeito eleito, depois, caberia organizar lotes com infraestrutura para moradia popular”, completou o deputado.

Um assessor do prefeito Viccini, presente ao encontro, garantiu que a Prefeitura irá cuidar da área social, fornecendo alimento, vestuário e alguma estrutura para atender as famílias da ocupação. Também frisou que não é de competência do município qualquer ação de reintegração de posse da área.

Jeferson comprometeu-se em contatar a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que ajam com cautela em relação às famílias, porque de fato são pessoas que não tem moradia. Ele também fará contato com o secretário Stédile para municiá-lo das informações necessárias para o encaminhamento do pedido de cedência da área. “Santa Rosa, que é uma cidade que historicamente tinha uma qualidade de vida boa, começa a experimentar situações dramáticas de pessoas que não tem onde morar, não tem como pagar aluguel. O auxílio emergencial está acabando; e estas famílias estão nos pedindo socorro. Vamos fazer todo o possível para atendê-las”, concluiu.

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)

Compartilhe