Bancada petista apoia taxação dos super-ricos

Bancada petista apoia taxação dos super-ricos

A Bancada do PT na ALRS manifesta seu apoio à campanha nacional pela taxação do super-ricos, lançada nesta quinta-feira. Assinada por mais de 50 organizações, a campanha, conforme noticiado pelo Jornal Brasil de Fato RS, apresenta oito propostas de projetos de lei que podem aumentar a arrecadação em quase R$ 300 bilhões, apenas com a taxação dos 0,3% mais ricos do Brasil. Também são incluídas proposições que garantam a redução de impostos para a população mais pobre e para as pequenas empresas, além de uma repartição mais justa e equilibrada de recursos para Estados e Municípios.

Entre as instituições que organizam a campanha encontram-se a CUT/RS, Sindicatos dos Bancários de diferentes regiões do RS, Juízes pela Democracia, UNE, CNTE, Fenaj e o Sinpro-RS. De acordo com o deputado Fernando Marroni, que é líder partidário do PT na ALRS, a campanha estabelece condições para um cenário de maior justiça tributária no país. “O PT, quando governa, exercita a progressividade dos tributos, onde paga mais quem ganha mais. Essa experiência, praticada nas nossas prefeituras, pode ser exercitada no país com uma reforma tributária”, defendeu Marroni, que foi prefeito de Pelotas.

Foto reprodução

Outro ex-prefeito, o deputado Zé Nunes, aplaude a iniciativa das entidades e movimentos. “Vamos abraçar essa campanha, pois somente a pressão social permitirá transitar essas propostas no Congresso Nacional”, afirmou. O parlamentar lembrou que, ainda no final de 2018, a bancada do PT encaminhou ao governador uma proposta para criar faixas no Imposto de Transmissão e Heranças, buscando aumentar a tributação dos mais ricos no RS. “Infelizmente, apesar de ter dado acordo, o governador tentou encaminhar a proposta embutida no seu projeto de aumento de impostos para os mais pobres, inviabilizando a aprovação da medida”, criticou.

Conheça as principais propostas:

https://ijf.org.br/wp-content/uploads/2020/10/Principais-Propostas-da-Campanha.pdf

Leia aqui a cartilha da campanha pela taxação dos super-ricos:

https://ijf.org.br/wp-content/uploads/2020/10/cartilha_tributar_supericos_final_inter_Sem-1.pdf

Acesse a calculadora e veja como fica o seu imposto de renda:

https://ijf.org.br/calculadora-irpf/

 

Eliane Silveira – MTB 7193