Na sessão plenária extraordinária da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (30), foi aprovado o projeto de lei 286/2019, do deputado Fernando Marroni (PT), que reconhece como de relevante interesse cultural e turístico do Rio Grande do Sul a Ponte do Costa, situada no município de Piratini. O projeto, que tem o objetivo de facilitar ao Executivo a captação de recursos para a manutenção da ponte que fica situada na ERS-702, foi aprovado por 49 votos favoráveis e nenhum voto contrário.
O objetivo da iniciativa parlamentar é facilitar ao Executivo a captação de recursos para a manutenção da ponte que fica situada na ERS-702. Segundo Marroni, a Ponte do Costa é um valioso patrimônio cultural, tradicional e histórico de Piratini que deve ser preservada para as futuras gerações. “Gravá-la como de relevante interesse cultural poderá facilitar ao Executivo a captação de recursos para a manutenção desse patrimônio da região Sul em favor de Piratini”, ressaltou o parlamentar.
Prefeito de Piratini, Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues (PDT) lembra que a obra na ponte era demanda antiga do município. “Foi uma luta de todos os segmentos de Piratini, conquistada com muito esforço e que criou novas condições de acessibilidade e desenvolvimento econômico para nós”, disse. “O projeto do deputado nos dá sustentação para buscar recursos e manter viva a memória da Ponte do Costa. É um primeiro passo para que outras iniciativas venham para esse monumento de valor histórico inestimável”, concluiu o prefeito.
Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)