Secretário da Educação sai de reunião sem ouvir a comunidade

Secretário da Educação sai de reunião sem ouvir a comunidade
Foto Marta Resing

Depois de apresentar as justificativas da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para os inúmeros questionamentos feitos pelos deputados da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o secretário Faisal Karam e a secretária adjunta, Ivana Flores, deixam a reunião extraordinária virtual sem ouvir a comunidade escolar e a sociedade civil.

A deputada Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação, lamentou que mais uma vez o governo do Estado não dialoga com a sua rede de ensino e muito menos com a população. “Na sala de reuniões muitos inscritos, como o Cpers, diretores, mães e pais, professores e alunos aguardavam a vez de manifestar as suas preocupações e ficaram indignados com a atitude do Secretário”.

Antes do titular da Seduc se retirar da videoconferência, que contou com mais de 120 participantes somente na sala virtual, a deputada Sofia convidou Faisal para uma nova reunião na próxima semana com a ordem inversa nas falas, sendo a comunidade escolar falando primeiro e, após, a Secretaria. A data será marcada.

Aposição das manifestações de não retorno às aulas presenciais foi unânime, além de se destacarem nas falas a intransigência do governo que não escuta as necessidades das direções e, em plena pandemia, realiza ações arbitrárias como a invasão e fechamento da Escola Estado do rio Grande do Sul. É um governo que não cumpre o seu papel, ressaltaram.

Também a aplicação dos R$ 5,9 milhões disponibilizados pela Assembleia Legislativa para ampliação do acesso digital a alunos e professores da rede pública escolar; a orientação da Seduc de “Ensino Híbrido”; fechamento das matrículas nas escolas de jovens e adultos (EJA); e sobre a distribuição de equipamentos eletrônicos para acompanhamento das aulas através de plataforma digital foram alguns dos pontos questionados no encontro que contou com representações de entidades, órgãos públicos, sindicais e sociedade.

Texto: Marta Resing (MTE 3199)