II Webinário debateu o Ensino Domiciliar, EaD e Atividades Remotas

II Webinário debateu o Ensino Domiciliar, EaD e Atividades Remotas
Foto Marta Resing

No segundo Webinário promovido pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, as concepções, diferenças e desafios do Ensino Domiciliar, EaD e Atividades Remotas durante a pandemia registrou mais uma vez os cuidados necessários para que a desigualdade na Educação seja aprofundada.

Conforme a deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão e proponente do encontro que contou com 150 participantes, ficou mais evidente ainda que as redes de ensino públicas enfrentam enormes dificuldades com as plataformas em que estão desenvolvendo as atividades, tanto para professores como estudantes, pela falta de diálogo do governo estadual e de muitos municipais, com quem faz a educação.

Segundo a parlamentar a pesquisa do Comitê Popular de Acompanhamento da Crise Educacional, apresentada pela Associação de Pais e Mães pela Democracia, mostra que a desigualdade é muito grande entre as redes pública e privada e a necessidade de ações para que elas não sejam aprofundadas durante a pandemia, trabalhando com estratégias pedagógicas de acolhimento, de manutenção de vínculos e incorporando o que os Conselhos recomendam: retorno às aulas só com segurança a partir dos órgãos de saúde e uma avaliação que seja diagnóstica para que nenhum aluno fique para trás e para que seja valorizado o aprendizado nesse período, mas que tenha um plano de recuperação que se estenda até o final de 2021.

O encontro teve a participação de Márcia Carvalho – Presidenta do Conselho Estadual de Educação – CEEd; Isabel Medeiros – Presidenta do Conselho Municipal de Educação – CME/Porto Alegre;  Aline Kerber – Associação Pais e Mães pela Democracia; Francisco Dutra dos Santos Jr., Professor, Mestre e Doutorando em Informática em Educação/Ufrgs; Isadora Formenton Vargas, Ministério Público de Contas – TCE/RS; Cristine Fernandes Costa, Prefeitura Municipal de Porto Alegre; Margot Andras, Sinpro/RS; Professores e Diretores de Escolas.

Texto: Marta Resing (MTE 3199)