Deputada solicita à SMED que cancele os plantões nas escolas da Rede

Deputada solicita à SMED que cancele os plantões nas escolas da Rede
Foto: Sofia Cavedon

Com o agravamento do quadro de contaminação e de mortes por Covid-19 em Porto Alegre e região metropolitana, a deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RS, encaminhou ofício ao Secretário Municipal de Educação da capital, Adriano Naves de Brito, solicitando a imediata suspensão dos plantões diários nas escolas da Rede Municipal de Ensino que vêm sendo cumpridos pelas equipes diretivas e funcionários desde o dia 15 deste mês de Junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, conforme determinação da Smed.

A parlamentar, que também fez essa solicitação à Secretaria Estadual de Educação na semana passada (22/6), justifica que “entendemos que a atividade diária nas escolas é propagadora do Coronavírus, que está em rápida disseminação divulgada pela comunidade médico-científica, e coloca em extremo risco de vida, professores, funcionários, suas famílias e comunidades”. Sofia exemplifica com a situação comunicada ao seu gabinete, de uma funcionária da EMEF Prof. Carlos Pessoa de Brum que está apresentando sintomas característicos da Covid-19, aguardando resultado de teste, “situação que coloca em extrema vulnerabilidade a sua saúde e a de todos aqueles que com ela convivem, além de gerar angústia e insegurança”, enfatiza a deputada.

Sofia afirma estar convicta de que “se não implementarmos medidas de isolamento social, a contaminação ocorrerá em outras escolas e comunidades, resultando em maior número de vidas perdidas para a pandemia. Ela pede ainda para que seja realizada a sanitização dos prédios escolares da Rede Municipal “com base em orientações dos órgãos responsáveis pela saúde, controle e vigilância sanitária da cidade de Porto Alegre”, destaca.

Texto: Marta Resing (MTE 3199)