A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira (24), às 9h30, audiência pública para tratar da situação dos pacientes de neoplasias malignas (câncer) no Estado. A proposição é dos deputados Zé Nunes, Valdeci Oliveira, Pepe Vargas, Jeferson Fernandes, Edegar Pretto e Sofia Cavedon. O link será disponibilizado pela Comissão, e o encontro será transmitido pelo canal de youtube da TVAL.
Somente no Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA apontam que as neoplasias malignas foram responsáveis por mais de 1,06 milhões de pessoas nos últimos anos. O Rio Grande do Sul figura dentre os estados com maior prevalência da doença no país, dos anos de 2014 a 2018 foram mais de 92 mil óbitos.
Segundo Zé Nunes, o RS registrou queda de 75% nos atendimentos de pacientes com câncer na rede pública, e 85% na rede privada. “Apresentamos documento ao Ministério Público, para que seja apurada a responsabilidade sobre as denúncias que temos recebido. Em alguns casos, pacientes com câncer ou com outras enfermidades crônicas deixaram de receber atendimento, realizar exames ou não puderam dar continuidade ao tratamento no período da pandemia. Existe a possibilidade de conduta irregular ou ilícita relativa aos casos noticiados e relatos recebidos pelos deputados de pacientes e familiares”, explicou.
A Sociedade Brasileira de Patologia estima que nos últimos três meses foram mais de sete mil pacientes sem diagnóstico de câncer de mama, o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)