m reunião virtual realizada na tarde desta quinta-feira (9), com a direção da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, o deputado estadual Zé Nunes (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa, entregou emenda parlamentar que articulou com o deputado federal Henrique Fontana, no valor de R$ 200 mil.
O valor é destinado para incremento temporário ao custeio dos serviços de assistência hospitalar ambulatorial. “Considerando a situação de pandemia, é fundamental fortalecer nossas instituições de saúde. Ainda mais para a Santa Casa, um hospital microrregional que recebe pacientes também de Camaquã, Cristal, Turuçu, Cerro Grande, Arroio do Padre, Chuvisca, Amaral Ferrador e outros municípios do entorno”, declarou o parlamentar, lembrando que São Lourenço possui um caso de coronavírus confirmado e outros sete em análise.
Segundo o administrador da Santa Casa, André Hinterholz, a instituição hospitalar possui quatro leitos comuns de isolamento, e já conta três pacientes com pneumonia e no aguardo dos resultados dos exames. De acordo com ele, outros 32 leitos comuns estão seno adequados e serão destinados aos possíveis pacientes com Coronavírus. Em termos de equipamentos de proteção individual (EPI), a instituição hospitalar está com quantidade adequada. Hinterholz informou que diariamente são utilizadas 365 máscaras, e que estão contando com doações da comunidade lourenciana tanto para EPI como também para gêneros alimentícios. Porém, a instituição possui apenas dois respiradores, e conseguiu por meio do Judiciário, recursos para a compra de outros quatro, sendo dois deles móvel e dois fixos.
Entre as pautas da reunião, a execução do Plano de Contingência do Estado, aquisição de equipamentos de proteção individual para os trabalhadores em saúde, e testes e vacinação.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)