O fechamento de turmas, a redução do número de alunos, o possível fechamento de escolas e os impactos na área da educação nas escolas estaduais que o pacote de medidas proposto pelo governo de Eduardo Leite que está sendo enviado para votação na Assembleia, foi debatidos em audiência pública realizada em São Luiz Gonzaga pela Comissão de Educação da ALRS. O encontro foi uma iniciativa da deputada Sofia Cavedon (PT), que preside a Comissão.
Com a Câmara Municipal lotada com a presença de lideranças, professores, e comunidade, a deputada Sofia apresentou informações sobre os investimentos e dados educacionais da rede pública estadual. Sobre as escolas de campo Sofia sugeriu a criação de turmas infantis, “para que crianças menores não precisem pegar van, atendendo-as na comunidade”, disse a parlamentar. A deputada salientou a importância da continuidade do movimento regional em defesa de uma educação de qualidade e de valorização dos educadores e dos servidores, contra o pacote de Leite que acaba com a Educação pública.
As manifestações no encontro destacaram-se pela “tristeza” da realidade do magistério gaúcho aprofundada com o pacote que acaba com a carreira do professor público. Outro destaque da reunião foi à afirmação da luta pelo não fechamento das escolas do interior.
A coordenadora da 32ª Coordenadoria Regional de Educação, Mônica Pagliusi Lopes Justo, confirmou no encontro o não fechamento das escolas de campo, porém, disse não saber ainda como será feita a organização escolar. A professora Marisa Beck Marques relatou que a dificuldade de organizar uma aula para uma turma multiseriada.
Também participaram da audiência o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) , o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) , a vereadora de São Luiz Gonzaga, Ana Clara Brum de Barros (PT); comunidade do Rincão de São Pedro; CPERS/Sindicato. Vereadores: de Santa Rosa, Dado Silva; de São Nicolau, Jose Cunha; de São Luiz Gonzaga, Paulo Fraga; de São Luiz Gonzaga, Francisco Lourenço; de São Luiz Gonzaga, Enderson Rocha de Morais.
Texto: Marta Resing (MTE 3199)