Audiência discutirá a PEC 280, que retira a obrigatoriedade do plebiscito para privatização do Banrisul, Corsan e Procergs

Audiência discutirá a PEC 280, que retira a obrigatoriedade do plebiscito para privatização do Banrisul, Corsan e Procergs
Reprodução

Nesta quinta-feira (24), a Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público da Assembleia Legislativa, o Sindiágua da Região Sul, o Sindicato dos Bancários de Pelotas e região e o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados (SindPPD) realizam audiência pública para discutir a PEC 280/2019, que retira a obrigatoriedade do plebiscito no caso de privatização do Banrisul, Corsan e Procergs. Será às 18h, na ASUFPel, rua Quinze de Novembro,262.

Para o coordenador da Frente Parlamentar, deputado estadual Zé Nunes (PT), um projeto com este teor, apresentado por um parlamentar que lidera a bancada de apoio ao governo, é ação concatenada. “Não se pode negar a democracia participativa à população”, criticou.

De acordo com ele, há um forte movimento em defesa das empresas. Ele informou que foi criada uma comissão com representantes do Sindiagua/RS, SindPPD – Procergs e SindiBancários, que visitará os deputados que integram a CCJ. Além disso, serão realizadas audiências públicas em municípios polos, bem como audiência proposta pela deputada Juliana Brizola (PD), para discutir a PEC. Também estão sendo apresentadas moções de apoio nas Câmaras de Vereadores de vários municípios.

Os sindicalistas estão acompanhando todas as reuniões ordinárias desta comissão. Dos 12 deputados membros da CCJ, são necessários que sete sejam contrários à PEC para que ela não vá ao plenário.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)