O deputado Luiz Fernando Mainardi, representou a bancada do PT no Grande Expediente desta quarta-feira (21), em homenagem aos sete anos de atividades do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do IFRS. Utilizando o tempo regimental, o líder da bancada do PT elogiou o trabalho realizado no Campus Sertão e parabenizou o autor da deferência, o deputado Gilberto Capoani (MDB).
Mais de 600 crianças, jovens e adultos já foram atendidos no Centro de Equoterapia. Somente em 2019, 120 jovens de entidades, como Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cededica), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e lares assistenciais de municípios da região norte do Estado estão sendo atendidos. A atividade envolve profissionais do campus e dos municípios: fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, veterinários, zootecnistas, entre outros. A iniciativa conta com oito cavalos doados por cabanhas apoiadoras do projeto.
Mainardi observou que além de atender aos pacientes especiais, o Centro forma profissionais. “Eu tive a oportunidade de conhecer o Centro. A equoterapia cumpre a função de inclusão e é isso que precisamos para as crianças com síndrome de down. Estamos juntos na luta pela defesa dos Institutos Federais”.
A técnica da equoterapia utiliza o cavalo como recurso educacional, psicoterapêutico e esportivo. Ajuda na reabilitação de pessoas com especificidades, como lesões neuromotoras de origem medular, patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidentes diversos, necessidades educativas especiais, distúrbios evolutivos, comportamentais e de aprendizagem.
Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)