Bancada do PT participa de homenagem ao Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do IFRS

Bancada do PT participa de homenagem ao Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do IFRS
Crédito Joaquim Moura

O deputado Luiz Fernando Mainardi, representou a bancada do PT no Grande Expediente desta quarta-feira (21), em homenagem aos sete anos de atividades do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do IFRS. Utilizando o tempo regimental, o líder da bancada do PT elogiou o trabalho realizado no Campus Sertão e parabenizou o autor da deferência, o deputado Gilberto Capoani (MDB).

Mais de 600 crianças, jovens e adultos já foram atendidos no Centro de Equoterapia. Somente em 2019, 120 jovens de entidades, como Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cededica), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e lares assistenciais de municípios da região norte do Estado estão sendo atendidos. A atividade envolve profissionais do campus e dos municípios: fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, veterinários, zootecnistas, entre outros. A iniciativa conta com oito cavalos doados por cabanhas apoiadoras do projeto.

Mainardi observou que além de atender aos pacientes especiais, o Centro forma profissionais. “Eu tive a oportunidade de conhecer o Centro. A equoterapia cumpre a função de inclusão e é isso que precisamos para as crianças com síndrome de down. Estamos juntos na luta pela defesa dos Institutos Federais”.

A técnica da equoterapia utiliza o cavalo como recurso educacional, psicoterapêutico e esportivo. Ajuda na reabilitação de pessoas com especificidades, como lesões neuromotoras de origem medular, patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidentes diversos, necessidades educativas especiais, distúrbios evolutivos, comportamentais e de aprendizagem.

Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)