Nesta quarta-feira (14), a Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão da Duplicação da BR 116 realizou reunião na Fábrica dos Gaiteiros, na Barra do Ribeiro, para tratar do andamento das obras do viaduto e entorno do município. A comunidade da Barra do Ribeiro e entorno tem muita preocupação com a segurança na estrada, especialmente no acesso ao município. A Frente Parlamentar vai agendar audiência com a superintendência do DNIT, com os prefeitos da região Costa Doce, vereadores, lideranças comunitárias para elucidar questões tratadas nesta reunião de trabalho.
O fiscal de obras do trecho, engenheiro do Dnit, Marlon Diego Pedrini afirmou que as travessias urbanas e trechos de rolamento são prioridade máxima do DNIT. Segundo ele, atualmente, o Exército está com 200 trabalhadores no trecho e muito maquinário, e a expectativa é que o viaduto da Barra do Ribeiro fique pronto até 20 de dezembro deste ano, e com a drenagem funcionando, já que o acúmulo de água é uma das reclamações da comunidade.
Em relação à segurança na estrada, Pedrini informou que será estudada a possibilidade de colocação de cones ou barreiras de plástico, ou até mesmo construídas passarelas no acesso à Barra.
Para o coordenador da Frente, deputado estadual Zé Nunes (PT), estas reuniões municipais têm oportunizado a aproximação do tema da duplicação da BR 116 das comunidades. Ele lembra que desde 2016 tem trabalhando pela conclusão da duplicação da BR 116. “Seguiremos firmes e atuantes para que esta obra seja concluída. Já estamos articulando mais recursos federais no Orçamento Geral da União para 2020”, garantiu.
Participaram da reunião o deputado estadual Fábio Branco, prefeitos, vereadores, estudantes e comunidade da região.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)