sábado, 23 novembro
Crédito Tiago Machado. Imagem de debate sobre cortes realizado na Câmara Municipal de Santa Maria no dia 15 de maio passado

Com a presença confirmada de dirigentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), a Assembleia Legislativa promoverá, nesta sexta-feira (12), em Santa Maria, uma audiência pública que vai debater os impactos dos cortes orçamentários na educação para os municípios gaúchos. A atividade, proposta pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), acontecerá às 13h30min, no Lonão 1 do Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, dentro da programação da 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop). Após a abertura da audiência, que será feita por Valdeci, os representantes das instituições de educação locais vão realizar exposições acerca das consequências do corte de 30% no orçamento – medida anunciada pelo Ministério da Educação no final de abril. “A ideia é demonstrar didaticamente que os cortes na educação, além da consequência direta para o próprio setor, também repercutem preocupantemente na geração de empregos e de receitas para as comunidades. Em um cenário de recessão como o atual, isso é muito preocupante”, assinala Valdeci.

Além da UFSM e do IFFar, também foram convidados a participar da audiência representantes da UNIPAMPA, da UFPEL, da FURG, da UFRGS, da UFFS, do IFFAR, do IFSul, do IFRS, dos governos federal e estadual, do Conselho Estadual de Educação, da FAMURS, da UVERGS, da APUSM, da SEDUFSM, da AM-CENTRO, das prefeituras e câmaras municipais da Região Central, da Quarta Colônia e do Vale do Jaguari.

Texto: Tiago Machado (MTE 9415)

Compartilhe