domingo, 10 novembro
Crédito Mari Martinez

A parlamentar solicitou a destinação do prédio do Estado para a educação infantil do município

Nesta quinta-feira (4/7), a deputada Sofia Cavedon realizou reunião com o Promotor de Justiça de Habitação e de Defesa da Ordem Urbanística, Heriberto Roos Maciel, para denunciar o abandono da Escola Estadual Alberto Bins na Vila Cruzeiro, que se encontra fechada e com o prédio desocupado desde janeiro de 2018. A deputada alertou a promotoria sobre situação de dilapidação do patrimônio público, enquanto a região enfrenta uma demanda reprimida de atendimento relativo à Educação Infantil e solicitou a destinação do próprio do Estado para a Rede Municipal de Ensino.

Atualmente as crianças de 0 a 5 anos da região são atendidas pela Escola Municipal Vila Tronco, que faz fronteira com o prédio abandonado em questão. Segundo a deputada, a direção da Escola, representada na reunião pela Diretora Adriane Schneider Jardim, tem interesse e necessidade explicita de utilizar o prédio em benefício das famílias moradoras da comunidade. Pelo menos 100 crianças se encontram na fila de espera, pois não há vagas no educandário referido.

Sofia fez a entrega da documentação referente à matrícula do imóvel, bem como das imagens da vistoria que fez na última segunda-feira que comprovam a situação de insegurança para crianças, educadores e trabalhadores causada pela degradação do local. “É inaceitável o abandono de um próprio público já adequado para escola, quando o município de Porto Alegre é devedor de vagas na Educação Infantil, não bastasse a perda de patrimônio e recursos públicos pela irresponsabilidade dos entes federados que não se falam”, ressaltou a deputada.

Ciente da situação de abandono e da necessidade da utilização deste prédio para fins de educação infantil, o promotor Heriberto marcou audiência para o dia 5 de agosto com a presença de representantes da Superintendência do INSS, da Secretaria do Estado de Educação, da Secretaria de Educação do Município e da Procuradoria-Geral do Município.

A reunião também contou com a presença do líder comunitário da Vila Cruzeiro Lídio Santos e da assessora parlamentar Sandra Ilíbio Braz.

Texto: Marta Resing (MTE 3199)

Compartilhe