sexta-feira, 16 maio

A deputada Laura Sito embarca neste sábado (17/05) para a Espanha, onde participa de eventos e agendas institucionais voltadas ao combate à fome e a pobreza e à crise socioambiental. Entre os dias 19 e 21 de maio, em Salamanca, ela integra o “Diálogo Político-Acadêmico: Ações Legislativas para Alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional com Abordagem de Gênero na Ibero-América e Caribe”, realizado na Universidade de Salamanca.

O encontro reúne parlamentares, acadêmicos e representantes de organismos internacionais. Laura participa como representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU). É um reconhecimento pela sua atuação legislativa no enfrentamento da fome e da insegurança alimentar no Rio Grande do Sul. Durante a programação, a deputada compõe a delegação brasileira convidada a debater desafios e avanços legislativos no combate à fome e à má nutrição com foco na equidade de gênero.

Ela participa de painéis ao lado de representantes do Parlamento Europeu, senadores latino-americanos e especialistas, discutindo iniciativas como leis de alimentação escolar e marcos legais sobre o direito à alimentação. A agenda inclui também o lançamento do Guia Prático para Incorporar a Perspectiva de Gênero no Trabalho Legislativo para Erradicar a Fome, visitas institucionais à prefeitura de Salamanca, encontros bilaterais e a assinatura da Declaração de Salamanca — documento que consolida compromissos dos países participantes em favor do direito humano à alimentação adequada.

Após sua participação em Salamanca, Laura cumpre agenda oficial em Valência, no dia 23 de maio. Pela manhã, será recebida por Manuel Tomás, coordenador-geral da prefeitura (equivalente ao chefe da Casa Civil), para uma reunião sobre os processos de reconstrução urbana e participação social vivenciados na cidade espanhola. O encontro busca promover um intercâmbio de experiências com Porto Alegre e o Rio Grande do Sul, diante dos desafios da reconstrução pós-catástrofe climática.

A deputada também vai visitar obras de reconstrução realizadas pela prefeitura e espaços de moradia popular, observando de perto os modelos adotados em Valência, cidade que também enfrentou enchentes severas causadas por eventos climáticos extremos em 2024. A participação da deputada reforça o protagonismo do Parlamento gaúcho nas pautas globais de combate às desigualdades, promoção da soberania alimentar e fortalecimento da resiliência climática.

A missão à Espanha visa articular ações de cooperação entre o Rio Grande do Sul e entidades internacionais voltadas à reconstrução, à segurança alimentar e às políticas públicas de igualdade.

Texto: Nathália Schneider
Foto: Vanessa Vargas

Compartilhe