sexta-feira, 16 maio

A deputada Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Educação da ALRS, reuniu-se com o Ministério da Educação (MEC), em Brasília, na quarta-feira (14/05), onde tratou sobre os livros didáticos e de literatura distribuídos para as escolas. Na audiência com Raphaella Rosinha Cantarino, coordenadora geral de Materiais Didáticos, ela explicou que a atualização é feita de quatro em quatro anos, a cada ano sendo de um nível.

Um ano da educação infantil, outro ano do ensino médio, outro do ensino fundamental, realizado através de escuta dos governos e das escolas. Sofia sugeriu ao MEC “incluir livros didáticos sobre a emergência climática e a Coordenadoria irá avaliar a nossa proposta”. Sobre os livros de literatura, a deputada entregou todos os relatórios da situação das bibliotecas escolares no RS, fechadas por Leite desde 2019, e informou que “os livros do MEC estão chegando num espaço que não tem mediação de leitura, que não tem nem lugar direito para guardar”.

“Sugerimos na reunião uma pesquisa sobre o acesso ao livro nos estudantes. Elas gostaram da ideia de fazer o projeto piloto no Rio Grande do Sul, pesquisando junto aos estudantes e aos gestores, qual a quantidade de retiradas de livros que eles/elas levam para ler em casa e quais os programas de leitura que a escola tem. Nos comprometemos com um esboço para construir em parceria com a Coordenadoria Geral de Materiais Didáticos/MEC”, destaca a parlamentar.

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) já está em processo de escolha até o dia 23 de maio. As escolas com estudantes da EJA devem acessar o sistema PNLD Digital para registrar suas escolhas no endereço eletrônico https://pnlddigital.fnde.gov.br/login

Texto: Marta Resing (MTE 5405)
Foto: Estela Vilanova

Compartilhe