Parceria entre UFSM e legislativo deve favorecer ações pró relação Brasil/China

Parceria entre UFSM e legislativo deve favorecer ações pró relação Brasil/China

Para dar continuidade à aproximação comercial entre o Rio Grande do Sul e a China, o presidente da Frente Parlamentar Brasil/China, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) e o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, que integraram a missão àquele país asiático, no mês de maio, reuniram-se na tarde de quinta-feira (28). No encontro, que ocorreu na UFSM, em Santa Maria, foram definidos os eixos de uma parceria a ser efetivada entre a Assembleia Legislativa e aquela Universidade, com vistas a fortalecer ações e projetos decorrentes da relação entre os dois países.

Segundo o reitor, já está sendo estruturado um Núcleo de Cooperação Estratégica Brasil/China, a partir daquela Universidade; e elaborados projetos sobre temáticas como “Inovação tecnológica para o Desenvolvimento Ambiental”; Saneamento para Cidades Inteligentes; Pesquisa e Inovação no que tange a solos; Pesquisa, Ensino e Extensão na Medicina Tradicional Chinesa; Valorização da Alimentação Saudável e Segurança Alimentar, etc. “Também há interesse em promover um curso binacional, que envolva o comércio internacional e a integração cultural”, detalhou Burmann.

Para Jeferson, a participação da academia é vital na aproximação e na relação com o país asiático. “Da China, virão muito mais do que investimentos, mas experiências concretas, saberes, tecnologias e toda uma gama de informações novas que só poderão ser decodificadas, interpretadas e transformadas adequadamente a partir da Universidade, para que, de fato, façam sentido a nossa realidade, as nossas necessidades e possam, enfim, subsidiar o nosso desenvolvimento”, disse o deputado.

Logo após o retorno de Xangai, Jeferson reuniu-se com o secretário de Desenvolvimento do RS, Ruy Irigaray, para externar ao governo a exigência dos investidores chineses de que o Estado formalize em documento a intenção de firmar parcerias com a China, do ponto de vista econômico, social, etc. “O documento dará maior segurança de que, independente dos humores do presidente e do governo brasileiro em relação à China, o RS tem real interesse na aproximação e nas negociações com aquele país”, explicou o parlamentar. Para ele, as ações em favor da concretização da cooperação entre China e RS estão sendo feitas. “Pela Frente Parlamentar, estamos fazendo todo possível para garantir que nosso Estado se beneficie desta experiência comercial com a China. Fomos muito bem recebidos pelo secretário de Desenvolvimento. Aguardamos o gesto do governo Leite”, concluiu.

Participaram da missão à China, dos dias 21 de maio a 1º de junho, também o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa, Odaylson Eder; o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, Anderson Mantei; o presidente da Câmara Municipal de Santa Rosa Marcos Migue Knorst (PCdoB); a presidente da Associação Hospitalar Santo Antônio, de Tenente Portela, Mirna Braucks; o diretor da Cresol de Tenente Portela, Gelson Ferrari, entre outros.

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)