quarta-feira, 16 abril

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta terça-feira (8/04), o diretor da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH), Gustavo Müller, e a vereadora de Novo Hamburgo Luciana Martins (PT), que também preside a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal hamburguense, que falaram sobre o encerramento das atividades da OSNH este ano, devido ao corte de verbas da prefeitura.

A deputada Sofia Cavedon, que solicitou a agenda e é vice-presidente da Comissão, avaliou como inaceitável a posição do prefeito de Novo Hamburgo e a ruptura unilateral da prefeitura, deixando mais de 40 profissionais sem salário, interrompendo um ativo cultural tão relevante para a comunidade local. Depois de uma história inspiradora e mobilizadora da cultura de 72 anos, a orquestra pode ser forçada a parar. A Prefeitura cortou o repasse de RS 900.000 por ano, valor que mantinha a OSNH funcionando e garantia o funcionamento de polos do Núcleo de Orquestras Jovens nas escolas públicas municipais.  

PORTO ALEGRE – RS – BRASIL – 08/04/2025: – Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. Reunião ordinária na sala Salzano Vieira da Cunha, 3º andar do Palácio Farroupilha. Fotos: Lucas Kloss/ ALRS

Para a vereadora Luciana Martins, a área da cultura do município vem sofrendo ataques desde o início da nova administração. “Desde a troca de governo temos uma discussão na cidade sobre a aplicação da peça orçamentária aprovada em 2024. O atual prefeito utiliza um decreto de calamidade financeira para justificar o rompimento de projetos culturais e especialmente com a OSNH”, explicou.

Gustavo Müller lembrou que a OSNH é patrimônio histórico, artístico e cultural de Novo Hamburgo com mais de 72 anos de atuação. Segundo ele, a orquestra faz cerca de 20 espetáculos anualmente, atingindo um público de mais de 10 mil pessoas.

A representante do Ministério da Cultura (Minc) no Rio Grande do Sul, Mariana Martinez, alertou que os recursos federais dependem também dos entes federados não reduzirem seus próprios investimentos.

Encaminhamentos – A deputada Sofia Cavedon sugeriu que a Comissão de Educação e Cultura da AL/RS solicite uma reunião com o Prefeito de Novo Hamburgo. “Também construímos um momento de apresentação dos alunos da Orquestra na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul”. 
 
Texto: Jorn Marta Resing
Foto: Lucas Kloss/Agência ALRS

 
 
 
Compartilhe