segunda-feira, 07 abril

Após um ano de muita luta e mobilização finalmente a EEEM Jardim América, localizada em Capão do Leão, será construída pelo PAC. A informação é da deputada Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa, que foi incansável nessa luta realizando reuniões e audiências públicas, visitando a Escola e o terreno, pressionando o governo do Estado e levando a demanda para o MEC em Brasília.

O anúncio de 11 milhões pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal ocorreu na quinta-feira (03/4) na Audiência Pública realizada em Capão do Leão que reuniu a comunidade escolar, o 24° Núcleo do Cpers, a 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a 5ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop).

“A escola agora será inteiramente construída em um novo terreno com muito espaço e conforto para os estudantes” diz a deputada destacando que “o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu o PAC em 2023, mas o governador Eduardo Leite não havia colocado a escola com o projeto pronto — projeto que existe desde o governo Tarso Genro”, recorda a parlamentar.

Em sua recente ida a Brasília, a deputada soube que o Governo do Estado estava trocando as primeiras seis escolas que havia incluído no PAC em 2023 e, “em função da nossa mobilização, da luta da comunidade, a escola será contemplada no PAC dando a condição concreta de ter o seu novo prédio que permitirá ampliar o atendimento para mais turnos”. Atualmente, a Jardim América funciona alojada numa escola municipal. A luta por um ensino médio próprio já dura 30 anos, enfatiza Sofia.
Texto: Marta Resing – MTb 5405
Foto: Hiashine Florentino
PoA, 05/abril/25
Jorn Marta Resing – 5405
Foto Hiashine Florentino
Compartilhe