Uma das maiores feiras internacionais do agronegócio foi lançada oficialmente na manhã desta segunda-feira (10), a Expodireto Cotrijal 2025, no Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre. A Assembleia Legislativa esteve representada pelo presidente, Pepe Vargas (PT). O evento, que chega à sua 25ª edição, será realizado de 10 a 14 de março de 2025, em Não-Me-Toque, reunindo especialistas, empresas do setor e produtores rurais.
Nesta edição comemorativa, com o tema “Do campo para o campo”, celebra-se a história de agricultores e agricultoras que participam desde as primeiras edições, em busca de oportunidades para inovar, manter e desenvolver suas propriedades. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Pepe Vargas, destacou que, nesses 25 anos, com o trabalho da Cooperativa Agropecuária (Cotrijal), a evolução é perceptível na produção agrícola do Estado, na inovação tecnológica, na renda dos produtores e no progresso dos municípios que dependem do agronegócio e da agricultura familiar. “Essa evolução é fruto de um conjunto de fatores, do trabalho das lideranças e, sem dúvidas, os agricultores e agricultoras que participam da Cotrijal percebem essa evolução ao longo do tempo”, afirmou.
O presidente frisou a importância da interação das políticas públicas oferecidas pelo Governo do Estado, pelo Governo Federal, pelas Prefeituras, o trabalho dos órgãos de pesquisa, de assistência técnica e extensão das cooperativas na evolução da produção agrícola. “É todo um conjunto de arranjos que permite que, cada vez mais, os sistemas produtivos possam se aperfeiçoar, tornando-se mais sustentáveis diante das adversidades climáticas”, ressaltou.
O diálogo, segundo o parlamentar, tem possibilitado que o Rio Grande do Sul construa soluções em momentos como os vivenciados durante a tragédia climática de 2024. “Quero parabenizar o governador, que, junto com os prefeitos e prefeitas, o presidente da República, deputados estaduais e federais, teve a capacidade de dialogar e buscar soluções possíveis dentro do espaço fiscal”, disse.
O resultado dessa união de esforços, conforme o presidente do Parlamento, será visto no PIB do Rio Grande do Sul, que deve ser superior ao nacional. “Creio que esse resultado é fruto do esforço do setor produtivo e da unidade estabelecida nos três níveis da federação. Agora, neste momento de estiagem, tenho certeza de que esse diálogo acontecerá novamente”, garantiu.
O presidente lembrou ainda da disposição da Assembleia Legislativa em discutir o tema e, por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, tem se voltado às dificuldades do setor primário do Estado, buscando soluções possíveis para o momento atual. “É compreensível que, em uma sociedade democrática, as pessoas tenham visões diferentes e percepções distintas sobre os temas, mas é através do diálogo que nivelamos informações, produzimos conceitos possíveis e construímos as soluções necessárias ao desenvolvimento econômico e social”, concluiu.
Participaram do lançamento os deputados estaduais Delegado Zucco, (Republicanos), Edivilson Brum, (MDB)
Elton Weber (PSB), Felipe Camozzato, (NOVO), Gustavo Victorino (Republicanos), Marcus Vinícius (PP), Luciano Silveira (MDB) e Eduardo Loureiro (PDT).