Os investimentos de R$ 1,5 bilhão que o presidente Lula fará no Polo Naval de Rio Grande foram comemorados pela bancada do PT na Assembleia Legislativa durante a sessão plenária desta terça-feira (4). A oficialização do investimento está prevista para o próximo dia 17, quando o presidente da República retornará ao Rio Grande do Sul pela sexta vez, desde a enchente que atingiu o estado em maio do ano passado.
Os recursos que serão investidos na aquisição de quatro navios, que fazem parte do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras, devem gerar 1,5 mil empregos diretos ao longo dos 3,6 anos de construção das embarcações no Estaleiro de Rio Grande. “Temos todas as razões para comemorarmos este momento tão importante que é o da retomada do Polo Naval de Rio Grande”, afirmou o líder da bancada do PT, deputado Miguel Rossetto.
Para o parlamentar, é preciso reconhecer o esforço do governo Lula no apoio ao Estado, pois 2025 começa com um cenário mais otimista, o Rio Grande do Sul encerrou o ano de 2024 com crescimento superior a quatro pontos percentuais em relação ao ano anterior e com desemprego menor do que iniciou o ano, mesmo após o período da maior tragédia ambiental da história gaúcha. “Não há referência na história do Brasil tamanha dedicação e empenho de um governo federal para com um estado em crise”, frisou, acrescentando que quando alguns falavam em 10 anos para recuperação do RS, o estado terminou 2024 voltando a ter crescimento econômico e gerando trabalho e emprego. Talvez os exemplos mais simbólicos dessa recuperação sejam a retomada do Aeroporto Salgado Filho e da Trensurb operando, além da ponte entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul inaugurada em tempo recorde”, destacou.
O deputado Halley Lino, que coordenará a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval na Assembleia, também sublinhou os investimentos do governo Lula no Polo Naval e a construção de quatro embarcações a partir do dia 17, dois dias antes do aniversário da cidade de Rio Grande. “É o reencontro com a história do meu município, Rio Grande, e a presença do presidente Lula é cercada de um simbolismo fundamental para a nossa região, nossa cidade e nosso estado”, disse, referindo-se à retomada do Polo Naval que a partir de 2005 chegou a gerar mais de 20 mil empregos no Estaleiro de Rio Grande e mais de 100 mil postos de trabalho no Brasil como um todo. “O ciclo de desenvolvimento foi interrompido pelo golpe sofrido pela presidenta Dilma e de lá para cá não conseguíamos mais retomar este processo. A partir da vitória do presidente Lula, nós iniciamos a retomada”, comemorou.
Essa retomada, segundo o deputado, é importante não só para a região Sul, mas para o Estado do Rio Grande do Sul. “Por isso, entendemos que o estado e o governo estadual se dedique a isso, pois lançou um programa com mais de 60 setores da indústria gaúcha beneficiadas pelo Fundopem, mas não encontramos uma referência à indústria naval”, cobrou o parlamentar. “É fundamental que o estado tenha uma política de estado de incentivo à indústria naval e é isso que entendemos que o governador precisa ajudar”.
Texto: Claiton Stumpf – Mtb 9747
Foto: Kelly Demo Christ