Comunidade da Bandeirinha vive uma típica Noite Pomerana

Comunidade da Bandeirinha vive uma típica Noite Pomerana
Crédito Tito

Nesta segunda-feira (10), a comunidade da Bandeirinha, interior de Camaquã, viveu uma verdadeira Noite Pomerana. O evento, organizado pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), contou com exposição fotográfica, exibição do filme Você Faz Parte Dessa História, apresentação artística com grupo de dança típica, e debate, coordenado pelo historiador Jairo Scholl, que abordou o tema Pomeranos na Serra dos Tapes. “Nosso mandato está contribuindo na preservação e promoção dessa história na região Sul do Brasil. Temos trabalhado vários elementos de valorização, resgate de  autoestima e organização deste povo”, declarou Zé Nunes, que coordena Frente dos Povos e Comunidades Tradicionais da Assembleia.

É de autoria do parlamentar o Projeto de Lei que reconhece como relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul a Cultura e a Língua Pomerana falada e escrita, e também outro que reconhece como de relevante interesse cultural e turístico do Rio Grande do Sul, o Caminho Pomerano, de São Lourenço do Sul.

No dia 10 de julho, será instalada a Frente Parlamentar dos Povos e Comunidades Tradicionais da Assembleia. “Nosso objetivo, é que a Frente seja um instrumento que proporcione a participação efetiva, a visibilidade social, o resgate da história, o fortalecimento das organizações, o apoio às atividades socioeconômicas, com a valorização e proteção dos conhecimentos tradicionais, na perspectiva da consolidação de direitos e da construção e efetivação da cidadania”, explicou.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)