O deputado Pepe Vargas solicitou uma audiência com o Secretário de Desenvolvimento Rural do estado, Vilson Covatti, nesta segunda-feira (21), para tratar da legislação, investimentos e questões sanitárias que travam o desenvolvimento da agricultura ecológica e orgânica do Rio Grande do Sul. Pepe, foi acompanhado de representantes do Circuito Sul de Agroindústrias, que reúne pequenos produtores e agricultores. O setor é responsável pela circulação de 160 toneladas semanais de alimentos comercializados em vários estados.
Segundo o deputado, existe a necessidade de investimentos no setor por parte do governo do estado, além de evitar uma série de exigências burocráticas que atrapalham o desenvolvimento das agroindústrias. “Os nós burocráticos estão trazendo muitas dificuldades aos produtores do circuito agroecológico, vamos manter o diálogo com a Secretaria para superar os entraves. A agenda de hoje terá desdobramento positivo nos próximos dias, e isso será um impulso para o crescimento do setor”.
As agroindústrias que participam do circuito Sul são responsáveis pela comercialização de produtos em feiras, mercados e na merenda escolar, agregando renda a estes produtores e levando alimento saudáveis às mesas dos consumidores.
O Presidente do circuito agroecológico, Marcelo Carraro, destacou que a burocracia é tanta, que os agricultores que produzem suco para comercializar nas cidades e para outros estados, tem que seguir as mesmas regras dos grandes produtores que exportam suco para outros países. “São exigências desnecessárias para um setor que projeta crescimento e aumento de produção de alimentos para os próximos anos, por isso precisamos de mais incentivos e menos burocracia”.
O Secretario Vilson Covatti garantiu ao grupo que em poucos dias terá soluções para as demandas do setor.
Texto: Vania Lain
Foto: Letícia Solano