Protocolo de Irmandade e Cooperação é assinado entre ALRS e Parlamento de Misiones (AR)

Protocolo de Irmandade e Cooperação é assinado entre ALRS e Parlamento de Misiones (AR)

 

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e a Câmara de Representantes da Província de Misiones, Argentina, firmaram na noite desta sexta-feira (30), no Parque Assis Brasil, em Esteio, um protocolo de intenções para promover ações nas áreas econômica, social, ambiental e cultural de ambas regiões administrativas.

Assinaram o documento o presidente da ALRS, Adolfo Brito (PP), o deputado Jeferson Fernandes (PT), entusiasta da iniciativa de aproximação, e os parlamentares misioneros Analia Bibiana Labandoczka, vice-presidente da Casa Legislativa provincial, Rolando Roa e Suzel Vaider, que visitam o Estado para ratificar os laços.

Durante o ato, Brito relembrou a visita realizada por comitiva gaúcha a Posadas, capital de Misiones, no mês de março de 2024, um dos momentos iniciais do processo de acercamento. “Nós estivemos lá e constatamos que há muito o que compartilhar. A viabilização de ponte na fronteira entre Porto Xavier e San Javier, por exemplo, pode surgir deste movimento”, argumentou o chefe do Legislativo gaúcho, ao mencionar as tratativas para a concretização de investimentos em infraestrutura.

Entre os principais artigos que compõem o documento estão pautas voltadas ao processo de integração de modelos de desenvolvimento, embasados em capacidades produtivas comuns, bem como em avanços tecnológicos e na intensificação do intercâmbio comercial que garanta zelo ambiental e promova a elevação do nível de vida dos habitantes. O texto traz ainda pontos relacionados ao fomento de trocas técnicas e à fluidez comercial. A formação de uma Comissão Mista, com reuniões periódicas, também foi assinalada pelos signatários.

Analia Labandoczka reconheceu as similaridades entre os dois lados, como a rica biodiversidade, evocando o trabalho pela preservação e pela cooperação na área do turismo. Suzel Vaider classificou a integração como processo que “pode solucionar as questões dos povos irmãos”. Fernandes salientou que a parceria se pretende de longo prazo – 15 anos – com canais de diálogo duas vezes ao ano, com um encontro em cada capital.

A agenda foi acompanhada pelo deputado emérito Raul Pont e pelo deputado federal Elvino Bohn Gass (PT/RS), que também integra o Parlamento do Mercosul. A cantora Shana Müller expressou a cultura gaúcha aos convidados com música tradicionalista durante a cerimônia.

 

Texto: José Zanandréa/Agência ALRS – MTE 21.425

Foto: Lucas Kloss/Agência ALRS