O trabalho dos vereadores no cotidiano das pessoas foi destacado pelo deputado Valdeci Oliveira durante o ato de abertura do 23º Encontro Missioneiro de Vereadores e Servidores promovido pela Associação dos Legislativos das Missões (ALM), que teve início na terça-feira (21) e se estenderá até a quinta-feira (23), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. “Todo prefeito, antes de ser eleito para o cargo executivo, deveria um dia ser vereador. É uma grande escola”, afirmou o parlamentar. Ao lembrar da sua trajetória política, iniciada há 31 anos, como membro da primeira bancada de vereadores eleita pelo PT em Santa Maria, Valdeci afirmou que o trabalho na vereança se reflete como “a casa de ressonância da população, o primeiro local a que as pessoas recorrem quando buscam respostas ou resolução aos problemas do cotidiano das cidades”. Valdeci destacou ainda que os edis eleitos muitas vezes são os verdadeiros responsáveis pela busca de recursos para os municípios. “Além de fiscalizar o executivo municipal, legislar e acompanhar as questões da cidade, os vereadores e vereadoras também cumprem um papel importante de articular, por meio de suas relações com parlamentares estaduais e federais, verbas e financiamentos muitas vezes decisivos para os pequenos municípios”, pontuou.
Parlamentar estadual em terceiro mandato, Valdeci também fez questão de destacar que a sua passagem pela Câmara Municipal de Santa Maria por duas legislaturas ajudou muito na tarefa de governar a cidade na condição de prefeito municipal, entre 2001 e 2009. “A política é a essência da democracia. Certamente minha experiência na vereança foi um ótimo aprendizado que levei comigo quando me tornei prefeito”, frisou.
Entre os pontos debatidos no 23º Encontro Missioneiro, estão a importância das Emendas Impositivas na atuação dos vereadores, o processo legislativo municipal, a transparência na administração pública, a implantação das ouvidorias e o controle social na administração pública, entre outros.
De acordo com a programação do evento, ao final dos trabalhos, será elaborada uma carta de reivindicações a ser entregue ao governador Eduardo Leite contendo as principais demandas dos municípios que compreendem a área de abrangência da ALM.
Além de Valdeci, a abertura oficial do encontro contou com a participação de Marcos Lauro Welter, presidente da ALM; do conselheiro do tribunal de Contas do estado, o ex-deputado Marco Peixoto; Silomar Garcia, presidente da UVERGS; Gilson Conzatti, presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB); além de deputados como Eduardo Loureiro, Capitão Macedo, Ernani Polo, Rodrigo Maroni e Zilá Breitenbach.
Texto: Marcelo Antunes (MTE 8.511)