sexta-feira, 22 novembro


Encontro aconteceu na Faculdade EST, em São Leopoldo, e reuniu coordenadores regionais de municípios do Estado

Os coordenadores regionais da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) se reuniram na Faculdade EST, em São Leopoldo, na sexta-feira (09/08) para debater sobre as demandas da educação nas cidades do Rio Grande do Sul.

A deputada Sofia Cavedon (PT) foi convidada para palestrar sobre o Observatório da Educação Infantil, relatório com todos os dados sobre a educação das crianças de zero a seis anos, do estado, lançado recentemente pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa presidida pela parlamentar. Os dados do Observatório podem ser acessados no link: https://bit.ly/ObservatorioEducacaoInfantil .

Sofia apresentou os dados do documento que faz um comparativo entre o censo populacional e o censo educacional verificando o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) em relação a essa etapa muito importante do ensino.

“Observamos que, 49% dos municípios cumpriram as metas do Plano. Em especial, na Região Metropolitana, muitas crianças em idade obrigatória, de quatro a cinco anos, estão fora da escola. Para os bebês, os dados indicam que a vaga na creche é muito menos do que o Plano indica: 50% das crianças”, ressaltou a parlamentar. A deputada salienta que “apesar de todas as dificuldades, as Escolas de Educação Infantil são ilhas de proteção, alimentação e desenvolvimento integral, de trocas, brinquedo, criatividade e amorosidade – direitos de todas as crianças. Esse observatório é mais um instrumento de luta por elas”.

A UNCME-RS congrega os Conselhos Municipais de Educação de todo o Rio Grande do Sul há mais de 20 anos. A entidade tem como um dos seus principais objetivos fomentar a educação como um dos instrumentos de inclusão social.

Texto e foto: Hiashine Florentino

Compartilhe